Região sisaleira da Bahia tem a primeira mulher eleita vereadora da história do movimento sindical

Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Valente – No último pleito eleitoral do dia (05/10/2008), no município de Valente, região sisaleira da Bahia, dois representes (Leninha e Agnaldo) do Partido dos Trabalhadores (PT) foram eleitos vereadores.

A Câmara que já teve a representação de três mulheres (Edilce Mota, Tânia Rios e Elizabete Mota) em toda a sua história contará a partir de agora com a primeira mulher representante do movimento social do município.

Participantes da coligação “Valente acima de tudo (PT-PMDB-PPS)” que teve como candidatos Ismael Ferreira (prefeito) e Marlene Mota (vice-perfeita), Leninha (diretora do STRAF, da CUT Bahia e da Escola Nordeste – Marisa Moraes – de Formação de Liderança Sindical-Pe) e Agnaldo (funcionário da APAEB) foram eleitos os primeiros vereadores da história do PT na cidade, juntamente com mais dois representantes também eleitos na coligação.

Renovada em mais de 40% dos seus representantes, os dois novos edis que representarão o partido na câmara de vereadores tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2009 para uma legislatura que durará até o ano de 2012.

A solenidade certamente acontecerá sob os olhares e as expectativas de mais de 6 mil eleitores que votaram na candidatura de oposição no pleito eleitoral e mais os representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Bancada do PT na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, deputada Fátima Nunes (PT), do assessor especial do governador Jaques Wagner, o jornalista e ex-deputado estadual Emiliano José, do chefe de gabinete da Defensoria Pública do Estado, Reginaldo Monteiro, do diretor da Escola da Escola Nordeste, Marcos Vandai e outras lideranças populares da região.

Leninha (Maria Madalena), filiada no PT desde 1995, é mãe de dois filhos (Naiara e Álvaro), tem 40 anos, foi fundadora na região das APAEB’s (Associação dos Pequenos Produtores de Feira de Santa, Serrinha, Ichu, Araci e Valente), do MMTR (Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais), da Rádio Comunitária Valente FM, da FAFRES (Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região Sisaleira da Bahia), coordenadora regional da CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base e Pastoral da Criança da Igreja Católica), diretora da FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia) e fundadora das FETRAF Bahia e Brasil (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar). Esteve à frente da mobilização (estadual e nacional) dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na luta pela democratização política do Brasil e na conquista dos direitos previdenciários (aposentadoria, salário maternidade e auxílio doença para área rural), do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), da Lei Maria da Penha de combate à violência contra a mulher, entre outros.

Para a nova vereadora eleita, depois de já ter concorrido pela primeira vez no ano de 2000, essa será a oportunidade de “poder colocar em prática, noutro espaço político, a experiência acumulada nos últimos 28 anos junto ao movimento popular e sindical”, destacou.

Outros sindicalistas também foram eleitos vereadores em Serrinha (Justino Júnior-PT), Conceição do Coité (Edvaldo Evangelista-PT) e Queimadas (Lázaro-PV) e para prefeito, no município de Quixabeira, o sindicalista Eliezer.

Fonte: Assessoria de Comunicação do STRAF Valente.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]