Posicionamento Estratégico

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

É fundamental para o Administrador de Empresas moderno, entender quais são as definições ou o que determina a posição da sua empresa perante o mercado; conhecer qual posicionamento estratégico deve ser tomado, saber selecionar o seu público alvo para uma maior expectativa de competitividade, escolher uma estratégia de marketing que mais se adeque ao segmento da sua empresa, entre tantos outros fundamentos.

Segundo Urdan e Urdan (2006): a melhor estratégia é investir no curtíssimo prazo, aproveitando a volatilidade do mercado que deve continuar durante todo o ano e, quem sabe, até meados de 2009. Ou seja, comprar e vender rapidamente aproveitando justamente esta alta volatilidade.

Mais importante ainda, para o Administrador de Empresas, é a rapidez nas tomadas de decisões. O que vale pela manhã, talvez não valha tanto, no final do expediente, ou vice-versa. Sabe-se que o mercado é extremamente dinâmico, por isso é fundamental acompanhar esse dinamismo, para não correr o risco de ficar para trás, ser ultrapassado pela concorrência. São os efeitos do mundo globalizado.

A criatividade e a rapidez passaram a ter um valor muito grande quando se elabora um projeto visando a captação de mercado, dando a entender de que quem sai na frente sempre tem mais chances de alcançar seus objetivos. Portanto, é essencial que se faça uma avaliação do mercado e dos objetivos da empresa, para que os projetos estratégicos tenham resultados satisfatórios.

Alberto Peixoto
www.albertopeixoto.com.br
[email protected]

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Alberto Peixoto
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.