Mais de cinco mil faixas recolhidas das vias públicas serão recicladas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais retirou mais de cinco mil faixas do centro da cidade nos últimos quatro meses. A iniciativa faz parte de uma faxina geral visando a melhoria da qualidade de vida no município a partir do combate à poluição visual, principalmente no centro da cidade, onde se concentra a maior parte de propagandas irregulares. Todo o material está sendo encaminhado para reciclagem.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental e Planejamento, Sérgio Aras, destaca os objetivos da iniciativa. “As faixas eram colocadas irregularmente em árvores, semáforos e postes, além de logradouros públicos, locais onde o Código de Meio Ambiente Municipal proíbe esta conduta”.

Além de serem retiradas das vias públicas, as faixas também estão tendo um destino final adequado. São repassadas a creches e escolas da comunidade a fim de promoverem a reciclagem das mesmas, sendo utilizadas como material para trabalhos manuais, coberturas de áreas para eventos.

Com a faxina também vem sendo realizada uma campanha de conscientização visando orientar as pessoas que utilizam destes materiais publicitários a contribuírem com a qualidade ambiental da cidade, evitando a poluição visual.

Mesmo com a intensificação da campanha, algumas pessoas que utilizam deste recurso de comunicação com colagem de cartazes em postes ou logradouros públicos persistem na infração, mesmo sendo notificadas. “Temos como exemplo de reincidência duas cartomantes, que tiveram suas publicidades fotografadas e repassadas ao Ministério Público para providências, visto que já existe um termo de ajuste de conduta entre o MP, os infratores e o Município, mas que não vem sendo cumprido pelas infratoras”.

Além do material no centro da cidade, as faixas também podem ser recolhidas das vias públicas nos bairros. A população pode contribuir com a realização do trabalho, denunciando através do Disque Verde, pelo telefone (75) 3602-4553 ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Paço Municipal Maria Quitéria, na Avenida Senhor dos Passos, 1º andar. O serviço está sendo realizado de segunda-feira a sábado, após o expediente comercial, com uma equipe volante da Secretaria de Serviços Públicos

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]