Livro ‘Não basta sonhar’ de Alexandru Solomon

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Trata-se de uma trama envolvente. Tudo começa com o sonho do garoto Alfredo, que, de início, não mereceu muito crédito. Os protagonistas partem para resgatar um hipotético tesouro que teria pertencido à família de marranos Mendes- ricos cristão-novos perseguidos pela Inquisição na virada do século XV. História, realidade e ficção se mesclam, sendo que a verdade histórica foi respeitada rigorosamente, a menos de um pormenor. Como a ação se desenrola na atualidade, não faltam os ingredientes da modernidade, adultério, caixa dois, chantagem, contrabando e outros acepipes tão próprios do mundo contemporâneo. Os personagem passam por Paris e Bucareste até que, finalmente… finalmente, o livro recebeu prêmio especial para Romance estrangeiro no concurso de 2007 da Accademia Il Convivio, na Sicilia.

Trecho:
Estava de volta ao seu refúgio favorito, o escritório do seu espaçoso apartamento no bairro Higienópolis, perto da Praça Buenos Aires. Fora uma pechincha, uma pechincha adquirida pouco antes do Plano Cruzado, com os preços dos imóveis lá na bacia das almas. A compra financiada, quitada tragicamente. Sua esposa fora vitimada por um assalto em plena luz do dia num cruzamento na cidade e, mesmo sem reagir, assassinada a sangue-frio.
O assassino ter desaparecido, sem nada levar, era fato habitual dentro da rotina de violência de São Paulo. O seguro do financiamento havia zerado o restante da dívida contraída por quinze anos. Único beneficiário do seguro de vida, coube-lhe uma importância capaz de garantir o relativo conforto ao qual o casal aspirava e do qual era o único a aproveitar. A menção a prestações em atraso, feita pela manhã ao ser estranho, não passava de especulação.
Nada poderia ter compensado a perda do seu grande amor, de maneira que Alberto acompanhou, sem grandes expectativas, os esforços da polícia em prender o assassino e aceitou resignadamente a previsível confissão de impotência das autoridades.
Passados mais de sete anos, a lembrança continuava dolorosa e a revolta, pouco a pouco, cedera lugar a um sentimento de amargura que, de vez em quando, transparecia mesmo em conversas anódinas. Reflexões ácidas encerravam bate-papos com amigos, já acostumados a aceitar sem reagir esses freqüentes saltos de humor totalmente imprevisíveis. Superados os momentos de azedume, ele voltava a ser o amigo querido. Todos o sabiam preso àquele momento doloroso.

Boa leitura!

Serviço:
Não Basta Sonhar
Alexandru Solomon
Editora Totalidade (www.totalidade.com.br)

Confira nas livrarias Cultura (www.livrariacultura.com.br), Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br) e Laselva (www.laselva.com.br). | E-mail: [email protected]

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]