Jornalismo carena e antiético | Por Carlos Lima

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Não sei como o jornalismo verdade e os verdadeiros jornalistas encaram, analisam e conseguem conviver com praticas que comprometem a lisura profissional. Em alguns casos, compartilham e validam o submerso caráter. Por exemplo: existe uma prática que pode ser classificada como jornalismo de intriga. Faz-se uma entrevista com uma pessoa, depois separa uma frase, que foi induzida a passar uma impressão de que o entrevistado estaria criticando alguém, da destaque a frase, comenta e identifica o suposto criticado, repercute a entrevista, principalmente a frase que teria supostamente criticado a pessoa e depois vai entrevistar a pessoa criticada.

Outros fabricam resultados e tiram proveito. Fazendo com que os mais simples eventos ou ocorrências se tornem um momento de competição, onde, obrigatoriamente, passam a existir um vencedor e um perdedor. É o profissional jogador, manipulador da verdade e transforma um ladrão de leite no marginal de alta periculosidade e o político corrupto em vítima da oposição, da situação, a depender dos seus interesses.
Nesse século também surgiu o jornalista dicionário. Ele está preocupadíssimo com a nova nomenclatura, vive na busca dos erros de português nas declarações de autoridades e esquecem os erros existentes nas suas matérias e manchetes.

Existem diversas outras práticas no exercício da profissão. É a prática do jornalismo carena e antiético. Vocês sabem que alguns profissionais entrevistam uma pessoa e depois separam uma palavra do texto, fazem uma interpretação indevida. E, depois da interpretação indevida, pedem esclarecimentos ao entrevistado e terminam afirmando que o mesmo recuou ou desmentiu sobre determinada declaração na entrevista anterior.
Querem conhecer alguns desses profissionais em Feira de Santana, no Estado e no país? Acessem sites e blogs, leiam revistas e jornais. Em Feira de Santana não é muito difícil encontrá-los!

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]