Intolerância Religiosa ameaça a memória e o legado africano em Feira

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

De acordo com Leonel Monteiro, presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), existe em Feira de Santana uma orquestração perversa, provavelmente por parte de alguns segmentos religiosos, que tem como objetivo apagar da memória do povo o legado africano que os terreiros têm como espaço de preservação e cita como exemplo os diversos logradouros que estão perdendo os nomes de orixás que as caracterizavam. Estes locais, segundo observa ele, estão tendo sistematicamente os seus nomes substituídos por denominações bíblicas.

Diversas ruas do município perderam os seus nomes a exemplo da Rua Xangô que virou São Lucas, a Oxumarê que chama agora Rosa de Saron, a Ogun Sete Linhas trocada por Maranata, entre outras. De acordo com a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), oito projetos de lei permitiram a mudança dos nomes. A Associação destaca ainda que, se não fosse um movimento mais recente da Câmara Municipal da cidade, os números poderiam ser ainda maiores.

Recentemente houve uma tentativa não diretamente relacionada à religião dos orixás, mas à cultura africana. “Há menos de um mês, foi levado ao plenário um projeto de lei que previa mudança de nome da Rua da Crioula para o de uma pessoa, mas barramos”, relatou o vereador Renildo Brito. Embora muitas destas alterações vem acontecendo em momentos e mandatos distintos, para Leonel Monteiro, só há uma explicação para o fato: intolerância religiosa e o total desrespeito às diferenças.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]