Ex-funcionário do BB pretendem reintegração

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Eminentes Parlamentares propuseram em suas respectivas Casas os projetos de lei nº 512 na Câmara, e nº 66 Senado, ambos do ano de 2007, visando corrigir tamanhas injustiças praticadas e reintegrar os funcionários do Banco do Brasil que aderiram ao PDV – Plano de Demissão Voluntária e PAQ – Plano de Adequação do Quadro funcional daquela instituição financeira. Esses processos ocorreram em 1995 inicialmente só com o PDV, dilatando já também com o PAQ até 2002 – período em que o Banco foi assolado pela onda privativista implantada pelo governo federal nas diversas empresas estatais.

Buscando melhorar sua imagem e lucratividade, foi elaborado com o auxílio de consultoria norte-americana tais planos de incentivo ao desligamento da empresa. Vale salientar que de voluntário os planos nada tiveram. O Aurélio, por exemplo, define o termo ‘voluntário’: àquele que age espontaneamente; derivado da vontade própria; em que não há coação; espontâneo.

Especificamente, por voluntário entender-se-ia na ocorrência de livre iniciativa por parte de quem desejaria se demitir. Espontaneamente de verdade. Diferentemente do que ocorreu no Banco do Brasil onde tudo começou com funcionários sendo descomissionados com a chancela de nova estruturação funcional, e/ou ameaçados de transferência ex-ofício para qualquer unidade da federação, assédio moral de toda ordem, e mesmo assim o Banco do Brasil fantasiosamente insistindo em rotular de demissão voluntária. Conseqüentemente, nem os familiares foram poupados de tamanho desrespeito.

Por conta disso, vinte e oito suicídios já foram catalogados e alguns até mesmo nos locais de trabalho; mortes abreviadas por aceleração somática de distúrbios mentais decorrentes; famílias desestruturadas. Um caos!

Cientes dessa catastrófica situação imposta à época, os eminentes parlamentares propuseram em suas respectivas Casas os projetos de lei PLC 0512/07 na Câmara, e PLS 0066/99 no Senado, visando corrigir tamanhas injustiças praticadas.

Essas iniciativas vêm mobilizando aqueles ex-funcionários em todo o Brasil porque assim vêem a possibilidade de novamente tornarem-se produtivos à sociedade, reintegrando ativamente no quadro funcional. Inclusive, dispostos outrossim – se necessário for – a laborarem cedidos a outros órgãos governamentais ou diferentes instituições, caso o Banco venha a ter de cumprir ajustes de ordem fazendária ou semelhantes. O mais importante é que os projetos de lei não visam recebimento de atrasados, o que não provocará abalos financeiros ao Banco do Brasil. Visam , apenas, a reintegração.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]