CNM aponta: Taxa de reeleição aumentou para 66%

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou estudo que revela o  perfil dos eleitos de 2008 comparando com as duas últimas eleições  municipais. Entre outros dados, o estudo confirma o aumento da taxa de  reeleição nos municípios brasileiros. Em estudo anterior, a CNM já havia  analisado as candidaturas a prefeito das duas últimas eleições municipais  (2000 e 2004), e também estabeleceu os fatores que tendem a interferir na eleição e na reeleição dos prefeitos.

A taxa de reeleição de prefeitos em 2008 atingiu 66%. Nos dois últimos pleitos, a mesma taxa manteve-se em exatos 58% em ambos. O estudo revelou  que, a partir de 1º de janeiro, 59% dos prefeitos vão estar no 1º mandato, e  41% serão reeleitos. Essa diferença entre os dois grupos é a menor  registrada até hoje. Significa que este vai ser o mandato com a maior proporção de reeleitos.

A CNM também revela que as últimas três eleições municipais vêm apresentando algumas mudanças que refletem novas conjunturas políticas e culturais no país. O perfil dos eleitos e as escolhas dos eleitores estão refletindo novas tendências que apontam, entre outros dados, para: a eleição de  candidatos mais jovens; o aumento progressivo do número de mulheres  candidatas e eleitas; o aumento das reeleições no país; o crescimento de  partidos médios como o PDT, PV, PC do B, PMN e PSB; e a redução progressiva dos grandes partidos como o PMDB, PSDB, PP e DEM em números absolutos.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o aumento da taxa de reeleição se deve à boa gestão dos prefeitos que assumiram o cargo em 2004. “A reeleição  é um voto de credibilidade para um bom gestor, é o sinal que o eleitor deseja a continuidade da administração. O eleitor deposita a confiança de que o gestor, com mais experiência, traga mais resultados para o seu município”, disse.

A CNM também identificou que o estado que mais reelegeu foi o Ceará, e o que menos reelegeu foi o Mato Grasso. O partido que mais reelegeu foi o PMDB, depois o PSDB, PP e PT, ou seja, os quatro maiores partidos também foram os que mais reelegeram.

Para mais informações e o envio do estudo completo, ligar para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, no telefone (51) 9982 1717

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]