Academia de Educação discute indicadores de qualidade

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Ao aprovar o seu Planejamento Estratégico, a Academia de Educação de Feira de Santana incluiu a realização de atividades visando maior aproximação com a comunidade educacional.

Dentre essas atividades, encontra-se a realização de um Seminário anual, tendo o primeiro deles acontecido no último dia 15 de outubro, como uma forma de homenagear o Professor pelo seu dia.
O I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO contou com a presença da representante do Compromisso Todos pela Educação, Profa. Andréa Pineda, do Presidente do Conselho Estadual de Educação, Prof. Astor de Castro Pessoa e do representante do programa AVALIA – Assessoria Educacional, Dr. Renato Júdice, além dos Acadêmicos: Geraldo Leite, Raimundo Gama, Maria Cristina Menezes, Yara Cunha, José Raimundo Azevedo, Fernando Pinto de Queiroz, Célia Christina Carvalho e Josué Mello.

A Presidente da Academia, Profa. Anaci Paim, em seu pronunciamento na abertura dos trabalhos, enalteceu a importância do Seminário como uma oportunidade para intensificar o diálogo da academia com a comunidade educacional, buscando discutir temas da atualidade. Destacou também o papel do professor na melhoria dos indicadores a partir do desenvolvimento de uma prática educativa de valorização do aluno, ressaltando aspectos pedagógicos inovadores.

O evento contou ainda com a presença da Secretária Municipal de Educação, Profa. Ana Rita Neves, além de dirigentes de escolas municipais e estaduais, Professores, estudantes universitários, representante da APLB e de outros órgãos locais, proporcionando um debate motivador ao final da primeira mesa técnica, por se tratar de um tema relacionado com a vivência profissional, com o cotidiano dessas pessoas.

Houve também a oportunidade de discutir um case sobre a realidade nos municípios de Santo Estevão e Amélia Rodrigues, quando a Acadêmica Célia Christina Carvalho abordou o tema A Educação básica como fator de desenvolvimento local, mostrando em que medida a Universidade Estadual de Feira de Santana vem exercendo o seu papel de agente de desenvolvimento local através da melhor formação dos professores da Educação Básica.

A programação cultural incluiu um momento musical por uma aluna do CUCA, performance teatral pela Profa. Lélia Victor, além de sorteio de vários brindes.

Ficou disponível para visita a exposição dos painéis contendo a biografia dos Patronos da Academia de Educação de Feira de Santana, que agora se encontra na Biblioteca Municipal Arnold Silva.
Ao encerrar os trabalhos, a Profa. Anaci Paim, apresentou a mensagem da Academia de Educação aos Professores, abordando trechos da publicação de Paulo Freire A Pedagogia da Esperança, destacando o papel e a importância do professor na melhoria da qualidade da educação e ressaltando a educação como condição básica para a transformação social .

Concluiu fazendo o convide, para a sessão pública do dia 27 de novembro quando a Acadêmica Yara Maria Cunha Pires estará apresentando a vida e a obra de Alice Costa, patrono da Cadeira número um, da qual é titular.

O público saiu satisfeito e reiterando outros eventos desta natureza.

As palestras e fotos do evento encontram-se no site da Academia. academiadeeducacao.org.br

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]