A Globalização e as Estratégias de Mercado

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Para que as empresas consigam atingir seus objetivos, “é necessário que haja comprometimento entre o empresário e seus colaboradores, na criação e aplicação dos projetos estratégicos, com maior rapidez possível”. Sabemos que, neste mercado “feroz e agressivo” – hiperbolicamente falando – implantado pela globalização, é necessário estar sempre criando novas ferramentas de pesquisas que possam medir o grau de satisfação dos clientes e, através dos resultados por eles informados, elaborar estratégias temporárias para obter os resultados objetivados pela organização em um espaço curto de tempo.

É notório que no mundo globalizado, um mundo que sofre mutações a cada momento, as decisões devem ser rápidas e dinâmicas, acompanhando a mesma velocidade imprimida pelas transformações que envolvem o mercado, por isso o empresário deve estar atento a todas estas transformações, procurando sempre estar atualizado, informado dos anseios e das exigências dos clientes, das estratégias usadas por seus concorrentes, procurando adequar à sua empresa um “modus operandi” satisfatório, que venha lhe trazer retorno imediato.

Atualmente o mundo globalizado dos negócios, está sempre vivendo transformações que acontecem em uma velocidade muito acelerada, por isso os empresários precisam estar on-line, analisando, de forma muito rápida, os planejamentos estratégicos, pois as situações que os envolvem, geralmente sofreram mudanças e é necessário que se tome cuidados para que os concorrentes que produzem produtos similares não avancem com maior rapidez no mercado.

Na exagerada competição do mercado atual, nem sempre é o maior que vence o mais fraco nessa guerra, onde sempre é o mais rápido e inovador, que consegue obter o sucesso desejado. É necessário que o administrador esteja sempre elaborando vantagens para uma competição efêmera, criando sempre um novo beneficio que supere os anteriores, ter sempre atitudes que mantenham a organização em constante evolução.

Concluímos, então, que para a empresa obter o sucesso desejado, é fundamental que os projetos estratégicos da organização sejam adequados para a estrutura organizacional e de fácil adaptação à filosofia operacional da instituição, possibilitando superar as dificuldades sofridas na tentativa de transformar os objetivos sonhados em realidade. Na verdade, deduzimos que as palavras chaves para boas estratégias são: comprometimento, rapidez e criatividade.

Alberto Peixoto
www.albertopeixoto.com.br
[email protected]

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Alberto Peixoto
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.