“Lula diz que não acomodará vencedores nem derrotados”

Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Em política, raras vezes as afirmações dos atores sociais têm o significado concreto, real, do que foi enunciado, quer seja em discurso, quer seja em entrevista. Em regimes democráticos essa práxis não chega a ter a abrangência totalitária da “novilíngua” do genial autor de “1984”, George Orwell, mas conserva a mesma lógica tortuosa de inverter significados de idéias ou intenções para adaptá-los à própria conveniência.

Porém, como em política não existe ingênuos ou ingenuidade, não podemos sequer dizer que topamos com alguns poucos surpreendidos ou desavisados, pois, no mais das vezes, estes que assim agem estão é no bloco do “me engana que eu gosto”…

É dessa maneira que entendo a profusa retórica do presidente Lula, em declarações públicas ou “conversas reservadas”, cuja matéria sobre o assunto em discussão vem estampada na Folha de hoje: “Lula diz que não acomodará vencedores nem derrotados” (28/11).

Alguns dos insignes leitores acreditam em tal assertiva? Cartas para este colunista.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]