Uefs terá centro digital aberto à comunidade

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ganha, na próxima segunda-feira (08/09/2008), um Centro Digital de Cidadania (CDC). A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), integra o programa de Inclusão Sócio-digital do Governo do Estado. O serviço será aberto à comunidade circunvizinha ao campus, composta na maior parte por famílias carentes.

Instalados no CAU 2, próximo ao Restaurante Universitário, os equipamentos serão inaugurados às 11h30 de segunda-feira, com a presença do secretário Ildes Ferreira, da Secti, do reitor José Carlos Barreto e de representantes das comunidades interna e externa.
Equipado com dez computadores, o CDC terá impressoras e um servidor de rede que utilizam softwares (programas) livres conectados à internet. Com isso, os usuários terão acesso gratuito às tecnologias como meio para a inclusão social.

O CDC se constitui em um espaço onde serão realizadas ações de combate à exclusão digital e à exclusão social, através da alfabetização digital da população de baixa renda e da democratização do acesso aos recursos da informática e da internet.
Até o final do ano, o Governo da Bahia pretende implantar mais de 500 CDCs em todo o Estado, contemplando, principalmente, bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas, conforme explica o secretário Ildes Ferreira.

A Bahia ocupa a 20ª colocação em acesso à internet entre os estados brasileiros, com 87% de excluídos digitais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006 do IBGE. “O computador é uma ferramenta indispensável no mundo contemporâneo, e não podemos mais permitir que a Bahia seja um dos estados com pior índice de inclusão digital do país”, afirma Ildes Ferreira

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]