Redução do estômago é discutida em Simpósio

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Durante os dias 19, 20 e 21 de setembro de 2008, aconteceu no Centro de Cultura Amélio Amorim o III Simpósio de Nutrição da FAN, Faculdade Nobre de Feia de Santana. O tema foi Obesidade: das causas às conseqüências. Um dos temas tratados foi a Terapia Nutricional Pré e Pós Cirurgia Bariátrica, a conhecida redução do estômago.

No pré-operário é necessário haver uma reeducação alimentar para que o paciente ao se submeter à cirurgia ele já esteja condicionado a uma quantidade e qualidade alimentar satisfatória para manter o volume estomacal e o peso corporal.

No pós-operatório precisa-se ter o máximo de cuidado porque o estômago reduziu bastante, a área de absorção do intestino também se reduziu, “então agente precisa evoluir a dieta com muito cuidado e gradativamente e agente precisa saber como que vai fazer essa dieta e como essa dieta vai ser evoluída depende de cada paciente e do seu hábito alimentar”, diz a nutricionista Jallyne Malheiros de Mendonça palestrante do evento.

O estômago tem a possibilidade de voltar ao normal sempre que for reduzido e não haja um cuidado nesse sentido, por ser um músculo ele tem a capacidade de sempre dilatar e à medida que esse paciente vai consumindo mais alimentos após a cirurgia o estômago volta ao normal ou até mesmo aumenta além do considerado normal gerando novamente o ganho de peso.

É necessário ter um acompanhamento nutricional aliado a atividades físicas para que o estômago possa se adaptar e não mais dilatar fazendo com que o paciente ganhe novamente peso. A educação a cerca de novos hábitos é de extrema importância para a qualidade de vida no paciente que se submeteu a redução de estômago, não vale só fazer a cirurgia e achar que tudo está resolvido, a manutenção do tamanho e saúde estomacal influência no quadro geral da pessoa e precisa que esta esteja bem assistida por uma equipe multidisciplinar.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]