Presidente do TSE diz que atitudes de candidatos preocupam mais que segurança de urnas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Brasília – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, disse hoje (12/09/2008) que as atitudes de candidatos e partidos nas eleições municipais o preocupam mais do que a segurança das urnas eletrônicas.

A declaração foi feita durante cerimônia na qual foi concluída a assinatura digital e o lacre dos sistemas informatizados utilizados nas urnas.

“Minha preocupação é que partidos políticos e candidatos não façam uso de caixa-dois, que os mesários compareçam e que, do resultado da urna, surja um Brasil municipalmente mais politicamente aperfeiçoado”, disse.

Ao todo, 480 mil urnas estarão aptas a serem utilizadas nas eleições deste ano. Pela primeira vez será utilizado o sistema operacional linux o que, segundo técnicos do TSE, garantirá maior segurança no empacotamento das informações.

Para o ministro Ayres Britto, a confiabilidade da votação eletrônica já está comprovada pelas experiências desde 1996. “O processo eletrônico se revela cada vez mais transparente e tecnicamente seguro para que a proclamação do resultado se dê com absoluta segurança.”

Participaram da cerimônia representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de partidos políticos.

Durante o evento, o PDT divulgou uma declaração pública em que afirma não confiar integralmente no processo informatizado. Para o partido, o sistema ainda inclui “procedimentos e codificação impossíveis de serem avaliados na prática”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109861 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]