Noite Cultural valoriza cultura nordestina em Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Valorizar o sertão e as coisas da terra. É assim que o Projeto Pequenos, mas Grandes Leitores, uma parceria do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, pretende envolver moradores do bairro Cidade Nova e região no dia 12 de setembro de 2008, sexta-feira, a partir das 19h30. É quando a Escola Padre Giovanni Ciresola abre suas portas à comunidade para realizar a 1ª Noite Cultural, evento com programação tipicamente nordestina, entrada franca. Entre os convidados estão o músico Asa Filho e o repentista Caboclinho, além da comunidade escolar e moradores da Cidade Nova e bairros circunvizinhos.

Pensado para ser um momento de troca cultural e de vivências entre a comunidade escolar e os moradores dos bairros vizinhos – Cidade Nova, Parque Ipê, João Paulo II e outros – a 1ª Noite Cultural é uma das atividades anuais do Projeto Pequenos, mas Grandes Leitores, com foco na mediação de leitura nas primeiras séries do ensino fundamental atendidas pela Escola Padre Giovanni Ciresola.

Integração

Considerando as características culturais sertanejas que Feira de Santana traz, a 1ª Noite Cultural foi pensada a fim de retratar os costumes e as práticas do seu povo. Esse cuidado se vê na decoração temática do evento e, especialmente, em sua programação.

O público visitante irá encontrar exposição de cordéis e de artesanato, recitais de poesias, e apresentações musicais, além da representação de causos e a cantoria de repentes, elementos típicos da cultura sertaneja e nordestina.

Além de uma programação diversificada, o diferencial do evento está nos seus convidados. Em sua grande maioria residente na Cidade Nova e bairros vizinhos, como João Paulo II e Parque Ipê, os artistas que irão se apresentar na 1ª Noite Cultural foram escolhidos por sua proximidade com a realidade dos moradores e com o tema dos seus trabalhos. A intenção é integrar a Escola Padre Giovanni Ciresola e o Projeto Pequenos, mas Grandes Leitores à comunidade.

Programação

A abertura da 1ª Noite Cultural acontece às 19h30, com apresentação do músico Asa Filho. Na ocasião, ele irá falar sobre o projeto Cidade da Cultura que mantém no bairro João Paulo II, além de realizar perfomance musical com composições e ritmos tipicamente nordestinos. Aproveitando o tema, se apresenta o cordelista Antônio de Beloá, que também irá expor seus trabalhos no evento.

Em seguida começa a participação das crianças da comunidade escolar.Os alunos irão declamar obras de Machado de Assis, recitar poesias sobre Feira de Santana e declamar produções feitas por eles por conta da Olimpíada de Língua Portuguesa, iniciativa do MEC – Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social e do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Durante o concurso serão avaliadas poesias e textos de estudantes do ensino fundamental em todo o país e os três primeiros lugares do Padre Giovanni Ciresola receberão certificado simbólico como incentivo.

Ainda participam da 1ª Noite Cultural o repentista Caboclinho, com as pelejas cantadas ao som do pandeiro, e a poetisa Maria do Carmo, abordando a temática quilombola. Também estarão presentes os voluntários das duas lojas C&A em Feira de Santana, com a representação de um causo de autoria de Rolando Boldrin. O público ainda pode contar com apresentações de dança e show musical.

Sobre o projeto

Implantado na Escola Padre Giovanni em 2006, o Projeto Pequenos, mas Grandes Leitores integra o Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, com o objetivo ações de incentivo à leitura entre os alunos do ensino fundamental da instituição. Participam da iniciativa coordenação, equipe de mediadoras e voluntários das Lojas C&A Iguatemi e Centro.

Em seu terceiro ano de atividade, o projeto tem como desafio manter relação com a comunidade, favorecendo o acesso ao livro através das ações do Leitura na Praça, Parada do Prazer – com mediação na parada de ônibus – e o Baú Itinerante, que visita ambientes escolares da vizinhança, proporcionando para momento de contação de histórias e degustação da leitura, além de estar aberta ao público das segundas às quintas, durante o expediente escolar.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123142 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.