Ministro da Cultura participa da cerimônia de assinatura do decreto de Promulgação do Acordo Ortográfico

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2008, às 15 horas, no Rio de Janeiro, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Educação, Fernando Haddad, participam da cerimônia de Comemoração do Centenário da Morte de Machado de Assis. Na ocasião, será assinado o decreto que estabelece cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico dos Países de Língua Portuguesa e orienta a sua implementação.

O encontro, que integra a extensa programação que desde março vem homenageando um dos maiores escritores brasileiros, será realizado na Salão Nobre do Petit Trianon, na Academia Brasileira de Letras. Também estarão presentes na solenidade o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e os embaixadores de Portugal, Angola e Moçambique.

A reforma ortográfica deve ampliar a cooperação internacional entre os países de língua portuguesa – Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Portugal – ao estabelecer uma grafia oficial única do idioma. A medida também deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e a divulgação mais abrangente do idioma e da literatura. A previsão é de que o Acordo entre em vigor, no Brasil, a partir de janeiro de 2009.

RECAM – Na parte da manhã, também no Rio de Janeiro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, abre a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM). Durante o encontro, será anunciada a criação do Programa Mercosul Audiovisual, de € 1,5 milhão, que será firmado entre a União Européia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), ainda em 2008, e apoiará a integração contínua dos setores audiovisuais dos países do bloco latino-americano.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]