HGCA recebe mais quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia, no uso de suas atribuições, aprovou o credenciamento de quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adulto tipo II, no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana. A resolução nº 157/2008 foi publicada na quinta-feira (12/09) no Diário Oficial da Bahia.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância colegiada de decisão do Sistema Único de Saúde – SUS estadual, integrada paritariamente pela Secretaria Estadual de Saúde e por representantes dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O coordenador da CIB e também secretario de Saúde, Jorge Solla, assinou a aprovação do credenciamento dos quatro leitos de UTI para adulto tipo II no hospital.

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) tem em média 12 mil atendimentos mensais e atende aproximadamente quatro milhões de habitantes por ser um pólo regional. No governo Wagner, o hospital ganhou 60 novos leitos, destes, 20 novos leitos para UTI e cinco leitos de UTI especiais para pacientes com enfarto.

Também foram adquiridos novos equipamentos para o Centro Cirúrgico e UTI, orçados em mais de R$ 5 milhões, inclusive incluindo a compra de uma UTI móvel (a primeira do interior da Bahia) e duas novas ambulâncias convencionais.

A aquisição de mais quatro leitos para adulto tipo II é muito importante para a melhoria na Saúde Pública de Feira de Santana. A UTI do tipo II deve contar com uma equipe básica composta por médicos diaristas e plantonistas, coordenador de enfermagem, um enfermeiro, um fisioterapeuta, um auxiliar ou técnico de enfermagem, um funcionário exclusivo responsável pelo serviço de limpeza e um cirurgião geral.

O hospital deve contar com alguns tipos de estrutura, como: laboratório de análises clínicas e agência transfuncional disponíveis 24h; hemogasômetro; ultra-sonógrafo; eco-doppler-cardiógrafo; laboratório de microbiologia; terapia renal substitutiva; aparelho de raios-x-móvel; serviço de Nutrição Parenteral e enteral; serviço social e de psicologia.

O hospital também deve contar com acesso ao estudo hemodinâmico, angiografia seletiva, endoscopia digestiva, fibrobroncoscopia e eletroencefalografia, dentre outras exigências feitas pelo Ministério da Saúde através da portaria nº 3432 de 12 de agosto de 1998, como materiais e equipamentos necessários, climatização, iluminação natural, divisórias entre os leitos,

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]