Dr. Edson L. Paschoalin analisa, durante discurso, a nefrologia baiana

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Exmo.Sr. Prefeito José Ronaldo
Exma. Sra.Secretaria de Saúde Denise Mascarenhas,
Prezados amigos, colegas, aqui presentes,
Meus senhores e minhas senhoras

De logo, transporto o meu pensamento para Ribeirão Preto e peço a benção da minha mãe, Eliza Correa Paschoalin, que por motivo de saúde , não pode aqui comparecer, mas, tenho a certeza de que suas orações estarão presentes nesta oportunidade.

Ressalto os meus cumprimentos a Sra. Sofia Kateb Pereira da Silva, minha estimada sogra, mãe de minha amada esposa, companheira e sócia da CSB, Dra Sandra Regina Kateb Pereira da Silva, e Sra Valdete Garcez Moura, mãe do Dr. Jose Andrade Moura Junior, nosso amigo e sócio na CSB.

A inauguração de mais um centro de diálise é, pois, a concretização de mais um sonho, de um anseio de minorar o tormento que marca a vida dos portadores de doenças renais.

Lembro-me que, exatamente no dia 30 de agosto de 1981, há 27 anos, realizávamos a primeira sessão de hemodiálise em Feira de Santana , um fato muito marcante para nossa cidade e para nossas vidas.

A Clinica Senhor do Bonfim significou pioneirismo, oferecendo à comunidade feirense um atendimento médico e de saúde diferenciado, sobressaindo-se no aprimoramento constante nos serviços de urologia, nefrologia, transplante renal e diálise, e acarretando, por outra face, a responsabilidade de continuar sempre na vanguarda da tecnologia e capacitação profissional em nossas especialidades.

Hoje, a Clinica Senhor do Bonfim é sinônimo de progresso, de crescimento contínuo, sendo a equipe de nefrologia que mais realiza tratamento de terapia renal substitutiva, hemodiálise e CAPD , no estado da Bahia.

Além do aspecto assistencial, a CSB oferece campo de estágio para várias áreas de saúde, nutrição, psicologia, enfermagem, serviço social, administração e no próximo ano estaremos iniciando programa de residência médica em nefrologia.

No Congresso Brasileiro de Nefrologia, neste mês de setembro, em Curitiba, apresentamos 11 trabalhos médicos na área de hemodiálise e 3 deles foram premiados a nível nacional, o que muito nos estimula em nossas atividades de ensino.

Anote-se que, no Brasil, atualmente temos aproximadamente 80.000 pacientes em tratamento dialítico, e em 2010, segundo dados da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante e da Sociedade Brasileira de Nefrologia, teremos 125.000 pacientes.

Na Bahia, 4.200 pacientes necessitam de terapia renal substitutiva. Nosso estado necessita de mais centros para tratamento de pacientes com insuficiência renal crônica e centros de transplantes renais..

Temos na Bahia um total de 27 centros de diálise, outros estados como o Rio de Janeiro possue 78 centros de diálise, apesar de pouca diferença no número de habitantes. Enquanto a Bahia tem 1 centro de diálise para cada 582.000 habitantes, o estado do Rio de Janeiro tem 1 centro de diálise para cada 187.000 habitantes e o estado do Rio Grande do Sul tem 1 centro de diálise para cada 169.000 habitantes.

Temos que admitir que é pouco, é muito pouco diante da triste realidade do nosso povo tão sofrido. É essa realidade que nos move incessantemente na busca de soluções para que o cidadão, centro do processo de avaliação dos serviços e das ações de saúde, tenha o direito a um atendimento respeitoso, um diagnóstico preciso e um tratamento digno.

Acentua Moliére que “ Quanto maior o obstáculo, maior a glória de superá-lo”.

Assim, é importante repensar nas pequenas coisas que colocamos como obstáculos, pois as águias levam tempo para amadurecer e voar, mas quando voam, vão para o alto, tão alto que as tormentas não as alcançam, porque lá em cima é que brilha o sol.

Quero aqui enaltecer o que sempre tem caracterizado a Clinica Senhor do Bonfim , que é equipe TRABALHO EM EQUIPE.

Nunca tentamos personalizar a CSB, e sim implantar e cultivar em todos os nossos colaboradores o trabalho em equipe, que o individualismo não prevaleça sobre a cooperação da equipe.

“Ninguém é tão bom e forte, quanto todos nós juntos”

E isso é para nós um sentimento de orgulho, falamos em alto e bom tom sobre a equipe da Clinica Senhor do Bonfim, o quanto cada integrante sabe de suas responsabilidades pessoais e profissionais no desenvolvimento de suas atividades. Os vários segmentos de nossa equipe de saúde como, enfermagem, nutricionistas, psicólogas, serviço social, administração, higienização são conscientes de seu dever.

Nosso maior investimento, na verdade , reside na força e na determinação dos nossos colaboradores, que com integridade, competência, coleguismo e despreendimento elevam os nossos valores, com o objetivo maior de cuidar bem do protagonista principal da nossa atividade: o paciente.

Sucesso na vida é gostar do que se faz, ser leal aos seus princípios e fazer o sacrifício necessário para atingir seus objetivos.

A Clinica Senhor do Bonfim- Convênios foi idealizada por vermos a necessidade de ampliarmos o número de unidades para tratamento da terapia renal substitutiva , principalmente junto a pacientes com convênios médicos e planos de saúde, e também dessa maneira propiciarmos um aumento do número de vagas em nossa unidade na avenida Sampaio, e de também desonerarmos os custos junto ao Sistema Único de Saúde.

Tivemos o cuidado de visitar unidades de diálise em Brasília, e junto aos hospitais Albert Eisntein e Sírio Libanês, em SPaulo, e hoje dotamos esta nova unidade da CSB-Convenios, em Feira de Santana, com o que há de mais moderno, seja na sua estrutura física, seja no que concerne a uma tecnologia idêntica àquela utilizada em países mais desenvolvidos e especializados na área de terapia renal substitutiva.

Assim é que, deixo de logo, os nossos agradecimentos a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento e reconhecimento da Clínica Senhor do Bonfim.

No mesmo passo, agradeço a todos os que contribuíram para o planejamento e execução desse projeto, desde a aquisição do terreno, execução da obra e instalação das aparelhagens.

Agradecemos, também ao Banco do Nordeste do Brasil, que acreditando neste projeto possibilitou a financiamento de toda a obra e aparelhagem, para ressarcimento em 10 anos, encargo assumido pela equipe da CSB.

Muito obrigado a tão honrosa presença de todos, com destaque para as autoridades e aos amigos que se deslocaram de seus lares, vindo de outras cidades, a exemplo de Ribeirão Preto e Salvador, para atenderem o nosso convite.

À minha querida esposa, Sandra Regina, sócia, amiga, companheira, colaboradora incansável e parceira de sonhos, o meu agradecimento eterno pela sua existência e pelos presentes que são os nossos filhos Raphael, Victor, Manuella e Nathalia , sustentáculos de minha luta e do meu sacrifício, razões maiores de minha vida.

Ao Dr. José Andrade Moura Junior, sócio e amigo de todos os momentos, pelo seu apoio, dinamismo, minha gratidão por enaltecer nossas vitórias e suportar-nos nos momentos difíceis que passamos em nossa longa trajetória na medicina e nos empreendimentos de saúde.

Agradecemos à sociedade feirense que nos acolheu e acreditou no nosso trabalho, razão porque, a nossa responsabilidade se torna maior.

Por fim, queremos agradecer a toda classe médica e de profissionais da área de saúde de Feira de Santana e de todo o Estado da Bahia, e aos pacientes renais crônicos reitero o nosso respeito e agradecimento pela confiança, aumentando ainda mais o nosso comprometimento

Ao PAI eterno, fundamento da nossa crença cristã, concluo agradecendo pela vida, pela natureza, pela fortaleza e pela confiança de que não há temor com os infortúnios do dia quando Ele está conosco.

Muito obrigado a todos.

*Dr. Edson L. Paschoalin, Professor Universitário e Médico Cirurgião

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]