Comitê de Cooperação Técnica na área de tecnologia da informação e comunicação será formado na ALBA

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembléia Legislativa da Bahia (CECCTSP) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) realizam nesta terça-feira (23/09/2008), às 14h, na sala Eliel Martins, audiência pública para formação do Comitê de Cooperação Técnica na área de software livre. O evento envolverá o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as universidades públicas da Bahia (Ufba, Ufrb, Univasf, Uefs, Uneb, Uesc, Uesb) e as empresas públicas (Prodeb e Prodasa) de tecnologia da informação e comunicação.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação e comunicação do Brasil voltada à modernização dos setores estratégicos da administração pública. Graças ao seu parque tecnológico, presta serviços em rede que abrange todo território nacional, com um volume na ordem superior a um bilhão de transações on-line anuais, com sistemas popularizados por siglas ou expressões como: Siscomex, Rais, Renavam, Siafi, Siape, IRPF, Receitanet, Rede Governo, Siafem, Siapenet, Siorg, Promasp e outros já inseridos nas esferas econômicas e sociais da vida do Governo, das empresas e dos cidadãos brasileiros.

A atual gestão do SERPRO acredita na cooperação dos setores de informática pública para alcançar a excelência do serviço prestado à sociedade. Por ser a instituição pioneira e fomentadora do software livre junto às instituições públicas, houve, noutra oportunidade, a assinatura em maio (15), do termo de cooperação técnica (carta de compromisso), tendo à frente como coordenação institucional a SECTI.

Depois de quatro meses de intensos diálogos acerca da proposta de trabalho a ser desenvolvida em conjunto, será formado, amanhã, o Comitê de Cooperação Técnica da Bahia (CCTB) responsável pela implantação da política pública de software livre nas instituições de ensino público superior e órgãos públicos estaduais e municipais.

Foram convidados, além do diretor-presidente Marcos Mazonni (Serpro), do diretor-regional Dilson José dos Santos (Serpro-Ba) do secretário estadual Ildes Ferreira (Secti), o presidente Maurício Silva Simões Ramos (Prodasal), o diretor-presidente Elias de Oliveira Sampaio (Prodeb), da diretora-geral Aurina Oliveira Santana (Cefet-Ba), os representantes da Ucsal, Unifacs, Bahia Pesca, Senai/Cetind, Senai/Cimatec, CBPM, Ibametro, Ceped, Cepedi, Fiocruz, Ebda, Ceplac e Embrapa.

Para o presidente da Comissão de Educação, deputado Bira Corôa (PT), a atividade será “o coroamento e a concretização, na prática, de mais um dos vários encaminhamentos políticos nascidos no âmbito da Comissão”.

Fontes:

Clodoaldo Almeida da Paixão e Ana Luiza Prange – Assessoria da Comissão e Ana Cláudia Mercês – Secretária da Comissão – (71) 3115-71507

Carlos Stucki – Coordenador Técnico da SECTI. 71- 3116-5868

Carlos Marcos Torres – Assessoria de Comunicação Social do SERPRO – Regional Salvador

[email protected]

Tel.: (71) 2102-7854

Fax.: (71) 2102-7855

Cel.: (71) 9981-4254

Assessoria de Comunicação da Comissão de Educação da ALBA

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]