Coletivo de Jovens promove dia histórico em Euclides da Cunha

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Euclides da Cunha – No primeiro debate entre os candidatos que concorrem à prefeitura de Euclides da Cunha, Gilvan Menezes (PT – Coligação Nasce um novo tempo), Josafá Oliveira (PSDC – Coligação A força do povo faz a diferença) e Rosa (à reeleição pela PMDB – Coligação Juntos estamos construindo uma nova cidade) – a candidata Fátima Nunes (DEM – Coligação União e trabalho essa idéia já deu certo) não compareceu, duelaram por duas horas seguidas.

O debate, promovido pelo Coletivo Municipal de Jovens e demais parceiros locais e autorizado pela juíza eleitoral Marineis Freitas Cerqueira, da 102ª zona, aconteceu no dia 11 de setembro, com início às 20h e término por volta das 23h50, no auditório do Colégio Educandário Oliveira Brito. Parabenizado pelos três candidatos, o debate – com quase 3 mjl pessoas – pretendeu assegurar aos eleitores da sociedade euclidiana a oportunidade de conhecimento público das propostas de governos dos candidatos. Com a cobertura das rádios locais (Cidade e Tropical FM), as discussões políticas alcançaram toda população da cidade e demais municípios circunvizinhos.

“Tornar o processo o processo eleitoral de 2008 num espaço democrático de debate, diálogo e apresentação de propostas concretas ao projeto de desenvolvimento de Euclides da Cunha”, disse a juíza.

Organizado com formato de quatro blocos, sendo o primeiro para apresentação e o último para as considerações finais, foi no segundo e terceiro blocos que a temperatura política do debate subiu. Quando os candidatos responderam às 10 questões temáticas (educação, saúde, assistência social, agricultura familiar, economia local, tributação e responsabilidade fiscal, juventude/mulher/idoso, cultura e turismo, saneamento básico e meio ambiente) os participantes foram à loucura com gritos de apoio e crítica, conforme as preferências políticas.

Mas foi no bloco em que os candidatos dirigiram perguntas (consideradas venenosas) um ao outro que o clima político ficou bastante quente dentro e fora do auditório, havendo inclusive a necessidade de realinhamento político entre o moderador, os candidatos e suas assessorias e, do lado de fora, nas ruas, a intervenção da polícia militar para suspender as queimas de fogos, permitidas apenas depois do evento, conforme as regras. Apesar do momento de tensão política, não consta ter havido qualquer incidente. Pelo contrário, a comunidade estava em plena noite de “festa democrática”, no dizer de um ministro da suprema Corte eleitoral, com vários grupos comemorando ao mesmo tempo e no mesmo espaço – a praça da cidade.

“Esse debate foi muito bom para o povo saber melhor decidir quem, de fato, merecerá dirigir a cidade”, disse a candidata à reeleição Rosa. Mesmo tendo sido bastante crítico com a atual prefeita durante o debate, foi contra a candidata Fátima Nunes (ausente) que Gilvan Menezes foi bastante duro na colocação, dizendo que o “povo vai saber rejeitar uma candidata que não lhe respeita”. “Preciso apenas que o povo confie na minha capacidade, permitindo que eu chegue à prefeitura para desenvolver um trabalho de mudança”, disse nas suas palavras finais o candidato José Oliveira.

A maior parte das pessoas presentes ao debate era de jovens e para Lívia Ferreira Santos, coordenadora do Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha (CMJEC), o debate cumpriu com o seu papel, uma vez que a expectativa do grupo era que “os jovens, com essa atividade, pudessem abrir a cabeça para a importância do processo eleitoral enquanto momento de mudança da realidade local. E o voto é o principal instrumento dessa mudança”. Um marco importante do debate foi o momento em que os três candidatos assinaram o documento Pacto pela Juventude, comprometendo-se – o eleito – a implantar um conjunto de políticas públicas de juventude.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112524 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]