CCBB Itinerante participa do Perc Pan 2008 em Salvador

Edição 2008 do Panorama Percussivo Mundial (Perc Pan) ocorre em Salvador.
Edição 2008 do Panorama Percussivo Mundial (Perc Pan) ocorre em Salvador.

O Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante volta a Salvador, em mais uma atividade comemorativa dos 200 anos do Banco do Brasil, agora com a programação do Panorama Percussivo Mundial (Perc Pan), que acontece nos dias 18 e 19 de setembro de 2008 no Teatro Castro Alves. Criado em 1994, o evento está em sua 15ª edição.

As atrações fazem parte da nata brasileira e internacional da percussão. É o caso do grupo feminino Amazones (da Guiné), que, em 47 anos, gravou apenas dois discos e, apesar disso, tornou-se uma lenda com suas percussionistas, performers e cantoras injetando a tradição da África Ocidental em sua sonoridade. Outro destaque internacional é o grupo espanhol Faltriqueira, revelado em 2002 com o primeiro disco e considerado expoente de world music, com seu ritmo oriundo da música tradicional da Galícia, mas mesclado a sonoridades contemporâneas.

A latinidade cheia de fusões e aberturas para outras influências também marca o trabalho do grupo Sintesis, de Cuba, que em 20 anos gravou 12 discos e foi indicado ao Grammy Latino. Já o grupo americano Stomp, que se divide em 10 companhias, muitas delas apresentando-se simultaneamente em diferentes países, investe na sonoridade do cotidiano, com a utilização (como instrumentos) de canos de alumínio, sacos de areia e todo tipo de mobiliário urbano.

Entre as atrações brasileiras, o percussionista Marcos Suzano, também diretor artístico do Perc Pan, apresenta-se com o tecladista Alex Meirelles, que toca há 16 anos com o Cidade Negra. Os dois mantêm em palco a dupla já reunida em quatro CDs. Também haverá apresentações do arranjador e pianista Wagner Tiso, do grupo Rumplezz (com sua sonoridade de raízes baianas) e do percursssionista Orlando Costa.

Além das apresentações, haverá workshop de percussão, nos dias 18 e 19, na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho. Não será necessário fazer inscrições para participar.

Os teatros II e III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro também receberão workshops do Perc Pan 2008 com Marcos Suzano, Wagner Tiso, Stomp e Faltriqueira nos dias 16 e 17 de setembro. As inscrições são gratuitas pelo site www.percpan.com.br.

O Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante circula por todas as regiões do país com uma programação, que em 2008, comemora os 200 anos do Banco do Brasil. Salvador já recebeu, em junho, show do cantor e compositor João Bosco. Em agosto, a peça teatral Pessoas Invisíveis e a exposição História da Moeda no Brasil. Em outubro, o CCBB Itinerante volta a Salvador, com a mostra de cinema Inéditos em Salvador, peça teatral Pelo Amor de Deus, não fala assim comigo e conversa com a escritora Lya Luft.

Edição 2008 do Panorama Percussivo Mundial (Perc Pan) ocorre em Salvador.
Edição 2008 do Panorama Percussivo Mundial (Perc Pan) ocorre em Salvador.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111074 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]