Trabalhadores serão vacinados contra a rubéola na própria empresa

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Estabelecimentos comerciais localizados na Avenida Presidente Dutra, trecho entre a Avenida João Carneiro e o viaduto do Clube de Campo Cajueiro, serão visitados na próxima terça-feira (19/08/2008) por equipes de vacinação do Centro Regional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Cerest), visando imunizar os seus funcionários contra a rubéola. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, faz parte da campanha nacional de vacinação de combate à doença, que é altamente contagiosa.

“A iniciativa visa atingir o maior número de pessoas no trabalho, já que observamos certa resistência, principalmente dos homens, em procurar uma unidade de saúde para se vacinar”, declarou a coordenadora do Cerest, Joana Queiroz Moreira, que acompanha os trabalhos de imunização nas empresas feirenses. Ela observou que a imunização é indiscriminada para homens e mulheres não grávidas, na faixa etária de 20 a 39 anos. “Esperamos que todos participem, estimulem quem ainda não se vacinou”, completou a secretária Denise Lima Mascarenhas.

Os trabalhos nas empresas começaram esta semana depois da elaboração de um cronograma de visitas. Inicialmente, o Centro Regional de Atenção à Saúde do Trabalhador realizou ações de capacitação para técnicos de enfermagem do trabalho das empresas que dispõem destes profissionais, passando orientaçõrientaçdo -feira ionaiso das empresas que dispa, quando do lançamento da campanha es práticas e teóricas sobre a vacinação. Esses profissionais ficarão responsáveis pela imunização dos empregados, enquanto a Secretaria de Saúde repassou o material.

DESCONHECIMENTO

Daí em diante, as equipes de vacinação do Cerest, compostas por enfermeiro, técnico em enfermagem e estudantes da área, passaram a imunizar os funcionários de outras empresas, incluindo as localizadas no Centro Industrial do Subaé (Subaé). Até o momento, sete empresas já foram alvos das ações, entre elas, a Contenflex, no CIS, onde quase 170 empregados receberam a vacina. Ao todo, mais de 500 pessoas receberam a dose contra rubéola.

Na próxima segunda-feira, uma equipe visitará a Queiroz Galvão, empresa situada às margens da rodovia BR-324, na Feira-Salvador. Restaurantes, motéis, postos de combustíveis, madeireiras (principalmente na chamada “Feira da Madeira”, na Serraria Brasil) e lojas, estas últimas situadas na Avenida Presidente Dutra, trecho compreendido entre a Avenida João Durval e o viaduto do Cajueiro, serão alvo de imunização na semana que vem.

Durante as visitações às empresas, a coordenadora do Cerest, Joana Queiroz, constatou que a maior parte das pessoas não sabia da campanha nacional de vacinação contra a rubéola. “Embora a campanha esteja sendo divulgada maciçamente na imprensa, muitas pessoas não tinham conhecimento da vacinação e garantiram que não seriam imunizadas, caso não houvesse a iniciativa no sentido de visitar os estabelecimentos para aplicar as doses”, revelou.

PREVENÇÃO

“Nós estamos levando a vacina onde existe a concentração de pessoas”, sintetizou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janice Soares de Brito Estrela, ao destacar a importância da intensificação da campanha em Feira de Santana, onde a meta é imunizar 200 mil homens e mulheres. “O município está fazendo a sua parte proporcionando a vacina, e o cidadão deve fazer a sua, recebendo a aplicação, que é subcutânea e praticamente não dói”, acrescentou ela.

A campanha nacional acontece até o dia 13 de setembro. A secretária Denise Mascarenhas observa que a prevenção da doença é feita através da vacinação. Portanto, as pessoas com idade entre 20 e 39 anos devem se imunizar, independente da história vacinal. Ela lembrou que no dia 30 deste mês acontecerá uma grande concentração no país inteiro e, em Feira de Santana, não será diferente. “A prevenção é a palavra de ordem”, completou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116495 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.