Peter McLaren palestra na Uefs sobre Pedagogia Revolucionária

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os professores Peter McLaren e Nathalia Eugenia Jaramillo, da Universidade de Los Angeles (EUA), participam, nesta quinta-feira (07/08/2008), da palestra Pedagogia Revolucionária e Multiculturalismo em Tempos de Globalização, na Universidade Estadual de Feira de Santana. O evento, promovido pelo Departamento de Educação e pelos Programas de Pós-Graduação em Desenho e em História, começa às 9 horas no Laboratório de Educação, Letras e Artes, modulo 2 do campus.

Peter McLaren tem na linha de frente de trabalho as idéias de Paulo Freire e o ensino multicultural, tendência pedagógica com berço nos anos 1960, nos EUA. Contestatória, a tese cresceu a partir da preocupação de educadores que apoiavam as lutas sociais, políticas e econômicas de diversos grupos étnicos, em geral oprimidos.

Canadense radicado nos Estados Unidos, Ph.D. em Educação, McLaren é um inconformado invejável: avalia que os norte-americanos domesticaram o discurso freiriano – decapitando a parte política – e fala ainda da necessidade de abolição da brancura. Para ele, foi o capitalismo quem gerou o racismo.

No Brasil, seu penúltimo livro, A Vida nas Escolas: uma Introdução à Pedagogia Crítica nos Fundamentos da Educação (Artes Médicas, 1997), foi tão bem aceito que já está na segunda edição.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114885 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.