Museu Casa do Sertão expõe Tradições Pastoris do Nordeste

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Museu Casa do Sertão e o Centro de Estudos Feirenses da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) apresentam, até 19 de setembro de 2008, a Exposição Tradições Pastoris do Nordeste Brasileiro. A mostra conta com peças representativas do contexto pastoril, no qual o couro é a principal matéria-prima na confecção de selas, bolsas, calçados, malas e, principalmente, a indumentária do vaqueiro.

Estão em exposição fotografias dos artistas plásticos de Juraci Dórea, Miguel Teles e Antonio Magalhães, todas pertencentes ao acervo do Museu e com temática pastoril. A diretora do Museu Casa do Sertão, Cristiana Barbosa, salienta sobre a importância da valorização de temas sertanejos. “O objetivo, diante de tantas novidades high-tech, é afirmar a importância da civilização do couro na construção do sertão brasileiro”.

Cristiana Barbosa observa que, no mundo atual, cada dia mais dependente das transformações tecnológicas, a adaptação aos ritmos de mudanças tornou-se critério fundamental da integração dos indivíduos na sociedade. “Essa velocidade de mudanças dificulta o convívio com as tradições culturais e facilita o esquecimento de parte considerável da cultura popular, em especial aquela nascida das tradições pastoris”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]