João Durval divulga nota oficial explicando ausências no Senado

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A coluna Painel, do Jornal Folha de São Paulo, reproduzida em A Tribuna da Bahia, fez referência, na última semana de julho, a reportagem do site Congresso em Foco, que trata da presença dos senadores às sessões do Senado Federal.

Na nota publicada pela Folha o senador João Durval (PDT) é acusado de “cabular” grande parte das sessões, aparecendo como o parlamentar que mais faltou neste começo de ano.

Acontece que a matéria do site Congresso em Foco, na verdade, faz uma crítica a determinados senadores que faltaram sem apresentar justificativa, “mesmo com as facilidades” que, segundo o site, existem para tanto. Portanto, a reportagem reconhece que o Senador João Durval esteve de licença médica durante dois meses em função de uma labirintite aguda. A sua ausência nesse período foi mais que justificada. Legalmente licença de saúde é considerada exercício efetivo do mandato.

Uma das listagens apresentada pelo site reproduz o controle de presenças da Mesa do Senado. Aparecem como faltosos apenas os senadores que não apresentaram justificativa para a ausência. Nessa listagem Durval aparece entre os poucos senadores sem qualquer falta.

Desta maneira esta assessoria enviou correspondência ao editor da coluna Painel, da Folha de São Paulo, reclamando que a leitura do site Congresso em Foco, no mínimo, foi descuidada. Essa mesma correspondência foi enviada e publicada pelo jornal Tribuna da Bahia.

A matéria do Congresso em Foco está correta. O próprio senador João Durval foi procurado, quando a reportagem estava sendo realizada e explicou os motivos de sua ausência em função da doença que teve.

O que não é correto é destacar uma constatação inicial para, de maneira jocosa, acusar um dos parlamentares mais assíduos do Senado Federal de “cabular” as sessões.

Recuperado da labirintite, João Durval retornou a Brasília e desde então não teve qualquer falta assinalada. Pelo contrário, tem participado ativamente de todas as discussões que são travadas na Casa. Ainda neste primeiro semestre, o senador conseguiu a aprovação de projeto seu para a instalação de uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em Conceição do Coité, na região do Sisal. Viu, ainda, o próprio governo copiar e transformar em decreto, projeto seu que facilita a rescisão de contratos com operadoras de telefonia e TVs a cabo. E finalmente, com interferência direta sua, conseguiu a instalação de um frigorífico em Eunápolis, que vai gerar pelo menos 1.100 empregos diretos.

SILVIO ROMERO
ASSESSOR SENADOR JOÃO DURVAL
[email protected]

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111167 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]