IV Fórum Municipal de Álcool e outras Drogas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O tabagismo, segundo vários estudos, é responsável por mais de 90 mil mortes por ano no Brasil, ou seja, quase 10 pessoas perdem a vida a cada hora por causa do cigarro. A revelação foi feita na abertura do IV Fórum Municipal de Álcool e outras Drogas, na manhã desta quarta-feira (27/08/2008), no Auditório João Batista Cerqueira, instalado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento prossegue até amanhã (28), reunindo profissionais de saúde e especialistas em várias áreas relacionadas ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.

De acordo com Terezinha Paim, coordenadora estadual de Controle do Tabagismo, palestrante desta manhã, o tabaco é uma droga legalizada e que causa danos irreversíveis à saúde pública. Na apresentação para uma platéia de 200 pessoas, ela observou que a nicotina é a causa da dependência do cigarro. “Já foram listados mais de 50 tipos de doenças, destacando-se as cardiovasculares, pulmonares e vários tipos de câncer”.

Especificamente, a palestrante destacou os principais malefícios do cigarro para o corpo humano, entre eles, as doenças coronarianas, que nada mais é do que a obstrução das artérias do coração. Sobre as doenças vasculares, o fumante corre risco de sofrer um derrame, trombose e a obstrução na circulação das pernas. Em relação ao temido câncer, homens e mulheres que consomem o fumo estão propícios a ter problemas graves de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.

Como se não bastasse, o tabagismo causa danos em conseqüência da bronquite e enfisema, infecções respiratórias, úlcera do aparelho digestivo, complicações maternas e fetais na gravidez e impotência sexual. A psicóloga Carolina Carvalho, especialista em Saúde Mental e mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), revela o que fazer para parar de fumar. Primeiro passo: procurar o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Gutemberg de Almeida, na Avenida Getúlio Vargas, 1.864, centro, especializado no atendimento e tratamento de usuário.

Na tarde de hoje, foram discutidos o uso de substancias psicoativas em indivíduos com doença mental severa (co-morbidade), abstinência, redução de danos, novos paradigmas na abordagem da dependência de álcool e outras drogas. No final da tarde, teve mesa-redonda sobre as perspectivas e propostas para usuários de drogas. Amanhã, entre os temas a serem debatidos, o crack, concentrado da cocaína, será abordado pelo delegado Marcos Tebaldi, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), pelo juiz Walter Ribeiro Júnior, da Vara da Infância e da Juventude, e por Lívia Muricy, representante do Ministério Público.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]