Eleição é coisa séria

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.


As eleições ainda não chegaram até as urnas, mas a corrida pelos votos já começou, e os eleitores atentos às promessas de campanha, assistem aos atos dos políticos para persuadirem o cidadão com tantos instrumentos de marketing.

Essas ferramentas usadas vão desde expressões faciais para passar convicção sobre a verdade, passando pelos famosos santinhos, tapinhas nas costas, apertos de mão, beijinhos, mensagens ao telefone, jingles, jargões e slogans.

Muitos candidatos apresentam um amadorismo na comunicação, sem criatividade, não levando ao eleitor o verdadeiro entendimento de suas propostas.
Refletindo sobre esse momento tão importante de escolher os melhores mandatários e legisladores, num período tão complexo, busquemos na estratégia dos slogans apreciar algumas ¨pérolas¨eleitorais que candidatos usam para se aproximar de seus eleitores.

Vejamos o slogan de Guilherme Bouças: ¨Chega de malas, vote em Bouças¨; esse é de arrepiar, pois no Brasil certas malas já foram achadas com um belo valor em reais ilícitos. Na gíria, o próprio, demonstra ser um mala-sem-alça, desagradável. E a bolsa, mesmo sendo um saco pequeno poderá ser carregada com dólares por um mala.

E a stripper, Débora, lança o ¨Vote com prazer¨, imaginem aquela fila de homens com santinhos da bela nas mãos, cheios de prazer e pensando que após as eleições poderão estar assistindo as apresentações no show dessa estrela e em coro gritando: Votamos com prazer e voltamos com prazer…..

Grande parte do eleitorado anda tão desiludido, que ao saber da seriedade de certas propostas baseadas em melhores condições de saúde, habitação e educação, já desconfiam, pois na véspera das eleições a promessa é a mesma, sempre fazer mais com pouco. O mais deles é que não chega ao mínimo exigido a um povo já carente, e o pouco da verba sempre sobra para aumentos de salários, de quem? Deles….

Realmente, muitos políticos sempre protelaram nas suas promessas de melhores condições de vida aos mais necessitados, no momento de votar, pensemos em não votar em A, nem em B, em votar em C, e na hora H, votamos em Branco, e aí elegemos qualquer um, por chacota alguns parecidos com esses dos slogans. E nesse imenso território, os problemas continuam, ou será que não existem?

Após tanta ¨falação eleitoral¨ encerremos com a frase usada por Câmara Cascudo, ¨o Brasil não tem problemas, só soluções adiadas¨.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]