Caminhada do Folclore sai às ruas domingo com 5 mil integrantes

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) intensifica os preparativos para a IX Caminhada do Folclore, que será realizada no domingo, 24. Participam da Caminhada cerca de 140 grupos, totalizando aproximadamente 5 mil integrantes.

São grupos de Feira de Santana (sede e distritos e de outras cidades, a exemplo de Santo Amaro, que desfila com “Arte e Magia” (dança afro), Caretas e Nego Fugido, além de Mandus e Bombachas; Conceição do Coité apresenta a dança da Mulinha; Santa Bárbara traz a Queima da Lapinha com Presépio Vivo; São Felix sai com Puxada de Rede e Cabeçorra, enquanto Serra Preta mostra A História de Lampião, Bata do Feijão, Samba de Roda, Reisado e Festa da Padroeira.

O trio de forró pé de serra Esperança do Nordeste se apresenta juntamente com o grupo de Maculê do bairro Feira X, de Feira de Santana. Desfilam ainda grupos de baianas, repentistas, aboiadores, capoeira regional e de angola, bumba-meu-boi, vaqueiros encourados, burrinha, grupos musicais e bandinhas típicas.

“A proposta é realizar um desfile de grupos folclóricos que vão mostrar diferentes aspectos dos traços culturais de Feira de Santana e de outros municípios da Bahia”, afirma Selma Oliveira, diretora do Cuca. O evento está inserido no Guia de Bens Culturais do Brasil, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em sua nona edição, a Caminhada do Folclore é uma realização conjunta da Uefs/Cuca, Prefeitura Municipal, Sesc e TV Subaé. Conta com o apoio cultural da Coca-cola, Faculdade Nobre (FAN), Colégios Despertar, Helyos, João Paulo I e Nobre, além do 35º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Conselho Tutelar I e II, Juizado da Infância e do Adolescente, Delegacia do Menor Infrator e Corpo de Bombeiros.

A concentração dos grupos será no Centro de Cultura Amélio Amorim, a partir das 7 horas. O cortejo sai da Avenida Getúlio Vargas em frente ao bar 14 BIS, com evoluções dos grupos ao longo da avenida e dispersão nas imediações da praça de alimentação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115121 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.