Tema da redação agrada os candidatos da Uefs

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

O tema da redação da prova do vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana, “A violência nos centros urbanos envolvendo crianças e adolescentes”, foi encarado com naturalidade pela maioria dos candidatos. Ramon Estefano, que faz vestibular para Direito, classificou o assunto como “corriqueiro, amplamente divulgado pelos meios de comunicação; acho que quase todos já tiveram a oportunidade de ler algo a respeito da violência envolvendo os menores de rua”, pontuou.

Na opinião de Mismara Carla Lima, que está prestando vestibular para Enfermagem, “a temática foi muito bem proposta e vai facilitar a vida de quem se preparou bem. Acho que tive um bom desempenho”. Para Jaqueline Santos Sampaio, que também concorre para Enfermagem, o tema foi mais fácil do que o apresentado no vestibular anterior. “O assunto sugerido não foi nem um pouco complicado, mas isso exige maior atenção”, destacou.

Candidatos eliminados

Apesar das recomendações publicadas em edital, cartão de convocação e orientações dos fiscais, alguns candidatos foram eliminados do vestibular 2008.2, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) por porte de equipamentos proibidos, como celular. Estudantes faziam uso indevido de aparelhos eletrônicos. Os equipamentos foram identificados através de detector de metal, utilizado no momento em que os estudantes se dirigiam ao sanitário.
De acordo com Manuel Aquino responsável pela Coordenação III, área de aplicação de provas, os fiscais orientam os candidatos que, caso estejam portando aparelhos eletrônicos, os desliguem e coloque-os sob a carteira. “Além desta orientação, feita antes do início das provas, cada sala dispõe de um aviso fazendo o mesmo alerta aos estudantes”, observa Manuel. O coordenador também adverte aos candidatos para que não portem equipamentos eletrônicos, ou similares, nos próximos dias de aplicação de provas, sob o risco de novas eliminações no processo seletivo.

Sala de Espera

Para uns, a oportunidade de tirar dúvidas sobre o processo seletivo; para outros, um momento de descontração, onde é possível dividir a ansiedade com pessoas que vivem situação semelhante. Trata-se do Programa Sala de Espera, direcionado aos familiares de candidatos que estão concorrendo ao vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). De hoje (13) até terça-feira (15), eles estarão reunidos todas as manhãs na Biblioteca Julieta Carteado.

Mais de 70 pessoas de várias partes da Bahia e de outros estados estão participando dessa edição do programa, que foi implantado em 2000 e tem a coordenação de Maria Áurea Morais de Carvalho. Na abertura das atividades, o reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana, mais o vice-reitor Washington Moura e o pro-reitor de Graduação, Rubens Edson Alves Pereira, conversaram com os participantes sobre a estrutura da instituição e o vestibular.

A abstenção neste primeiro dia do vestibular foi de 7,79%, o equivalente a 778 candidatos dos 11.279. O percentual é inferior ao do vestibular de meio de ano de 2007, quando foi registrada a abstenção de 8,54%.
Assessoria de Comunicação/Uefs
Feira de Santana, 13 de julho de 2008.

Redação | Jornal Grande Bahia Redação | Jornal Grande Bahia
E-mail

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120851 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.