
O senador João Durval (PDT-BA) fez nesta segunda-feira, um discurso onde tratou da questão dos biocombustíveis. Conforme o senador baiano o Brasil está em posição privilegiada no cenário internacional pela produção de etanol. Mesmo assim, criticou a taxação que o governo dos Estados Unidos impõe ao etanol brasileiro como forma de proteger os produtores de milho daquele país.
O pronunciamento do senador baiano fez uma profunda análise da crise internacional, começando pelas negociações difíceis para reduzir os efeitos da poluição e até pela crise de alimentos. João Durval fez uma defesa do etanol brasileiro e chamou a atenção do Senado para a necessidade do Brasil não se deixar colocar como vilão dessa crise em função de produzir álcool de cana de açúcar.
Ao final, ele disse que o Brasil precisa estar preparado para aproveitar a oportunidade que se apresenta. Segundo João Durval o país pode se beneficiar tanto da crise do petróleo, quanto da crise de alimentos para crescer e ainda fornecer ao mundo combustível e alimento para as suas necessidades.