Bando Anunciador volta às ruas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Depois do sucesso do ano passado, o Bando Anunciador da Festa de Santana voltou às ruas com força total, no último domingo (20/07/2008). Com percurso e público ampliados, o Bando mostrou que veio para ficar. O cortejo saiu do Cuca às 8 horas da manhã, percorrendo as ruas centrais da cidade, como a Conselheiro Franco e Marechal Deodoro, passando pelo lendário Beco do Mocó e dispersando na praça da Catedral, antiga Matriz, como era costume.

O cortejo teve de tudo: carroça enfeitada, mascarados, fantasiados, o grupo Bando Lucas da Feira, com a irreverência de sempre. Rainha do Bando, a cantora feirense Márcia Porto reinou absoluta com muita alegria e animação, contagiando a todos os participantes que dançaram ao som dos barbeiros de Bonfim, Fanfarra do Cuca e Filarmônica Lira feirense.

As pessoas saíram de suas casas para ver o bando passar, para participar da festa. “Isto é emocionante e demonstra que o projeto é da Universidade de Feira, a Uefs, mas o Bando é uma tradição da cidade, é do povo”, comentou o cordelista e jornalista Franklin Machado.

O escritor Osvaldo Ventura, que já participou de vários Bandos, antes da extinção da festa profana de Senhora Santana, nos anos 1980, lembrou que em tempos mais distantes não havia mídia para divulgação dos eventos. “O Bando era que mobilizava o povo. O êxito os festejos devia-se ao Bando; três domingos antes a festa já era anunciada”.

Selma Oliveira, diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), disse que agora o Bando já se consolida, embora esteja apenas no seu segundo ano. “Está provado que as pessoas querem o retorno dessa tradição, o que ficou bem claro diante da adesão do público. Veio gente de vários bairros como Chácara São Cosme, Olhos D’Água, Coronel José Pinto, além de grupos da rua da Aurora e adjacências”.

Para o jornalista Cristovam Aguiar, que prestigiou o evento fantasiado a caráter, “o Bando é imperdível. Agora é só esperar o próximo ano”. Entusiasmado com o projeto do Bando, o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, afirmou que 2007 foi o ano da experiência. “A iniciativa resgatou uma das mais importantes tradições culturais da região”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120472 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.