Artemóbile leva cultura a Maria Quitéria

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

O projeto Artemóbile, realizado pela Earte com apoio da Oi e do Fazcultura, terá mais uma etapa neste final de semana. Nos dias 18, 19 e 20 de julho é a vez dos jovens do distrito de Maria Quitéria, na zona rural de Feira de Santana, serem contemplados com diversas atividades artísticas e culturais.

O Artemóbile tem como objetivo levar arte e cultura a jovens que não têm acesso a oportunidades desse tipo. Durante três dias, cerca de 600 jovens participam de oficinas de artes plásticas, dança, música e teatro, pela manhã e pela tarde. Porém, o evento não acaba em um final de semana. A partir do próximo mês, os participantes que mais se destacaram nas quatro etapas ocorridas neste ano começarão a ter aulas específicas e intensivas, para que possam aprimorar o talento.

O Artemóbile já passou por diversos municípios próximos a Feira de Santana, como Iaçu, Ouriçangas, Amélia Rodrigues, Santanópolis, entre muitos outros. Dessa vez, o projeto vai levar mais alegria aos jovens do distrito de Maria Quitéria (São José). As atividades vão acontecer na Escola Municipal Francisco Martins da Silva. Na tarde de domingo haverá apresentações públicas das oficinas, na Praça da Matriz de Maria Quitéria.

EXPECTATIVA

Ivoilma Melo, coordenadora geral do Artemóbile, ressalta que em cada cidade onde o projeto é realizado, é feita uma pesquisa prévia para saber qual a principal demanda em relação aos cursos oferecidos. Em Maria Quitéria uma atividade que foi bastante solicitada pelo público foi pintura em tecido. “As pessoas não apenas se divertem, mas, também têm a chance de aprender algo que podem lhes ajudar a melhorar de vida”, destaca o diretor geral da Earte, Luiz Augusto Oliveira.

A diretora da Escola Municipal Francisco Martins da Silva, Solange Carmem Freitas, está feliz pela realização do Artemóbile no distrito. “Os diretores e professores, de modo geral, querem o melhor para os alunos”. Os jovens inscritos estão bastante ansiosos, segundo ela.
Solange é formada em Letras e está fazendo especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), e a realização do projeto em Maria Quitéria vai auxiliá-la no cumprimento de sua monografia, que tem como foco a arte na escola.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120847 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.