Uefs amplia as vagas da residência universitária

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A partir de novembro de 2008, a residência dos estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana terá ampliado o número de vagas de 96 para 156. As obras, que se encontram aceleradas, são financiadas com recursos de emendas parlamentares federais, da ordem de R$ 1,25 milhão. A Universidade, além da contrapartida prevista em lei, de 10%, investe, com recursos próprios, na construção e ampliação de salas de estudos, de informática e outros ambientes de convivência.

Há previsão de vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais. Neste sentido, estão sendo construídas instalações adaptadas, como sanitários, banheiros e equipamentos de acessibilidade.

A residência universitária integra o Programa de Acesso e Permanência desenvolvido pela Uefs, no qual também fazem parte o bolsa-alimentação (bandejão gratuito e com preços subsidiados), bolsa-auxílio (para estudantes que da residência universitária e de famílias carentes) e editais de vagas na creche para filhos de alunos.

Indígenas

A Uefs também assiste indígenas com a oferta de residência específica, instalada em imóvel alugado no Feira VI, conjunto situado ao lado do campus. Mas, projeto de construção de imóvel com esta finalidade, dentro do campus, já foi encaminhada às secretarias estaduais de Combate à Pobreza e às Desigualdades Socais (Sepromi) e de Educação (SEC) e também à Funai. O objetivo é a alocação de recursos para as obras.

O chefe da Unidade de Desenvolvimento Comunitário (Undec), José Raimundo Lima, explicou que esta residência específica garante a manutenção das atividades sócio-culturais do povo indígena. “O objetivo é dar condições para que os indígenas concluam os estudos, evitando evasões em número elevado, como acontece em universidades federais que não adotam políticas dessa natureza”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]