PF prende filho da governadora do Rio Grande do Norte por suspeita de fraude

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Brasília – A Polícia Federal (PF) realiza hoje (12/06/2008) a Operação Higia, que pretende desmontar uma quadrilha especializada em fraudar licitações e que atuaria no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Ao todo, são 13 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão. Desde 2005, quando começaram as investigações, o grupo teria recebido ilicitamente cerca de R$ 36 milhões.

A Superintendência da PF no Rio Grande do Norte confirmou que entre os presos está o filho da governadora do estado, Wilma de Faria.

Os envolvidos no esquema, que são servidores públicos, podem responder por corrupção de agentes públicos e tráfico de influência, uma vez que teriam sido beneficiados nas fraudes durante os processos licitatórios e pelos termos aditivos a contratos. A licitação fraudulenta resultou na contratação de serviços de saúde (higienização hospitalar).

Eles poderão responder, ainda, pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, prevaricação, fraude à licitação, dispensa indevida de licitação, patrocínio de interesse privado e prorrogação contratual indevida. De acordo com a PF, as penas podem variar de três meses a 65 anos de prisão.

A Polícia Federal se inspirou na mitologia grega para escolher o nome da operação. Higia era a deusa da saúde e da limpeza. A palavra higiene deriva de hygia (saúde).

Ainda não foi divulgado o balanço da operação, que deve ser apresentado em entrevista coletiva à imprensa à tarde, em horário ainda não definido.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116735 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.