G A N C H O S 26.06.08 | Por Carlos Lima

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Alguém já ouviu falar dessa revolta? Poucas pessoas sabem como aconteceu, onde e por que? Não estou me referindo a chibata de alguns coronéis da política baiana. Também não me refiro ao PP feirense, que através do uso da chibata quer a candidatura a vice-prefeito na chapa do DEM. Essa revolta a que me refiro também é conhecida como revolta dos marinheiros.

A revolta da Chibata ocorreu em unidades da Marinha brasileira, baseadas no Rio de Janeiro, em 1910. Os rebelados reivindicavam a aprovação do projeto de anistia em discussão no Congresso; o cumprimento da lei de aumento dos seus vencimentos; a redução da jornada de trabalho e a abolição dos castigos corporais na Marinha.

Na madrugada de 22 para 23 de novembro, grupos de marinheiros liderados pelo gaúcho João Cândido, assumem o controle de algumas embarcações da Marinha de Guerra, ancoradas na Baía de Guanabara. No início, o governo do presidente Hermes da Fonseca promete atender as suas reivindicações. João Cândido tenta conseguir anistia para os rebelados, mas o governo os reprime. Os revoltosos são derrotados e seu líder é preso nas masmorras da Marinha, de onde sai para trabalhar fora do meio militar. Morre no esquecimento em 1969, no Rio de Janeiro.
Será que o PP feirense terá o mesmo destino?

COLIGAÇÕES PODEM SURPREENDER

Alguns partidos da base do governo municipal ainda brigam por coligação proporcional. Que também definirá na coligação majoritária. PSL e PHS ainda esperam outro partido para sacramentar a coligação na majoritária com o DEM. Nos bastidores comenta-se que esses partidos podem até coligar na proporcional com o próprio DEM. Se essa possibilidade for verídica, apenas três candidatos seguirão a caminhada eleitoral, os demais candidatos declararam que desistem. Seria uma traição partidária. Quem ventilou essa possibilidade foi o vereador do PSL, Jair de Jesus.

PP EXIGE A VICE DE TARCIZIO

O nome do PP para ser vice de Tarcízio é da ex-deputada estadual, Eliana Boaventura. A resistência é muito grande. Definindo-se pelo nome da ex-deputada, o DEM não conseguirá sair da convenção com um discurso unificado. Dissidência não será explícita. Mais existirá. O processo eleitoral do DEM sofrerá fissuras.

CONVENÇÃO DO PP

Executiva do PP desiste de realizar convenção em conjunto com o DEM e partidos coligados.. A presidenta do partido Eliana Boaventura condicionou a participação do partido na coligação com DEM á sua indicação como vice de Tarcízio Pimenta. O acordo não foi esse. Carlos Geilson do PT do B não aceita a imposição de Eliana e o DEM vive o seu tusiname. Não duvidem, o DEM pode apresentar um outro nome e não será surpresa. Aguardem.

UBATÃ

O empresário José Roberto Pazzi é o candidato a vice-prefeito do DEM no município de Ubatã. Pazzi faz dobradinha com Edson Neves, também do Democratas.

ANGUERA

O PT do B realizou convenção no último domingo, (22) e homologou a candidatura de Gil Couto a prefeito do município. Vai ser a campanha do povo contra as elites. Gil Couto poderá surpreender. GIL COUTO É ANGUERA EM PRIMEIRO LUGAR.

ANTONIO CARDOSO

A prefeita GEL parte para a reeleição, mas enfrentará uma pedreira. Baixa Fria está de volta, será o candidato do DEM. O marqueteiro de Baixa Fria, segundo comentários, será um jornalista da equipe de José Ronaldo. Como não consegui confirmar a veracidade da informação não divulgarei o nome – no momento.

MAIORIA

O presidente Luis Inácio Lula da Silva continua ampliando os índices de aprovação do seu governo. A maioria tem que ser respeitada. Eu respeito. No entanto continuo fazendo parte da minoria. O mesmo digo em relação ao governo de Jaques Wagner, não pelo governador. Muito se deve aos atos de alguns deputados petistas. Plagiando Jânio Rego eu digo: eu te conheço deputado, ou melhor, pensava te conhecer!

HOSPITAL DA CRIANÇA (Regional)

Mais uma vez o governador lança a construção do Hospital da Criança em Feira de Santana. Não teve pedra fundamental, não tem licitação nem os recursos estão assegurados. Que lançamento extraordinário. As obras podem ser iniciadas em 2010. Ah! Esqueci. 2008 é ano de eleição. Eleição municipal. Feira de Santana é administrada pelo DEM. Que venha 2010.

LANÇAMENTO

Na primeira quinzena de julho, em data a ser confirmada, estarei fazendo o lançando do
Livro, “O Socialismo e a Igreja Católica”, Editora Prisma e co-produção do Sistema Pazzi de Comunicação. O livro tem apresentação do arcebispo metropolitano de Feira de Santana, D. Itamar Vian. Foram mais de três anos de estudo e pesquisa.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]