

Por iniciativa da Diocese de Feira de Santana, criada em 21 de julho de 1962, a partir do desembreamento da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, que tem atualmente à frente do governo o Bispo Dom Itamar Vian, foi adquirido, recentemente, ao custo de R$ 120 mil, área de 72 hectares de terras no local denominado Magalhães, situada nos limites de Feria de Santana e São Gonçalo dos Campos.
Segundo Dom Itamar Vian, o objetivo do investimento, o primeiro a ser implantado na Bahia, é instalar no local a Fazenda da Esperança, entidade que atua na recuperação de pessoas com problemas de dependências químicas.
O trabalho a ser desenvolvido na Fazenda da Esperança será realizado por equipes médicas e voluntários, o monitoramento será feito pelo grupo, com larga experiência no setor, responsável pela coordenação dos trabalhos da Fazenda Esperança em São Paulo. O início das atividades está programado para acontecer no mês de setembro de 2008.
Dom Itamar Vian destaca que o tratamento dado aos pacientes segue os seguintes critérios: o optante terá que contar com o apoio da família e o mais importante deles, que ele esteja decidido em colaborar para sua própria recuperação. O tratamento acontecerá em local aberto e inicialmente atenderá aproximadamente 25 pessoas, mas a meta de seus coordenadores é atingir um contingente em torno de 100 pessoas não só de Feira de Santana e região, mas de todo o Estado da Bahia.