
Até 12 de maio, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) inscreve para o I Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana. O evento será realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2008, com palestra, exibição de filmes e premiação. A idéia do festival, afirma Selma Oliveira, diretora do Cuca, é manter acesa a chama da tradição do sanfoneiro dentro da cultura nordestina.
Imortalizada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a sanfona é principal ingrediente para animar os bailes de forró e os famosos arrasta-pés. É conhecida também como acordeon, concertina, harmônica, fole (ou gaita – de foles) e realejo.
Mas, muito além de servir como elemento propulsor das festas populares nordestinas, a sanfona é um rico instrumento de múltiplas e amplas sonoridades. E é para mostrar essa vertente, a do sanfoneiro como artista que deseja explorar as infinitas variações do seu instrumento, que a UEFS está promovendo este festival.
As inscrições estão sendo feitas sempre das 8 às 1130h e das 14 às 1730h, no Núcleo de Cultura Popular do Cuca, situado na rua Conselheiro Franco 66, centro. Serão selecionados 10 participantes. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e troféus.