
Por conta da passagem do Dia das Mães, a “Ação Cidadã – Sou Pai responsável”, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, estará acontecendo pela primeira vez em Feira de Santana no próximo dia 12 de maio de 2008 (segunda-feira). O objetivo é orientar as famílias mais necessitadas da população baiana sobre os conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares, buscando reduzir a demanda da área.
Neste dia, os defensores públicos que atuam no município estarão realizando um verdadeiro mutirão de investigação de paternidade. O atendimento ocorrerá em dois turnos, na sede da Instituição, na Rua Aloísio Resende, 223, Queimadinha. Pela manhã, a partir das 8h, serão distribuídas listas com documentação necessária para a assistência e à tarde, às 14h, haverá o atendimento com o defensor para avaliação dos casos. A intenção é resolver a situação das famílias assistidas através de conciliações extrajudiciais, desafogando, assim, o fluxo na Justiça. Quando necessário, a Defensoria encaminhará os casos para realização do exame de DNA gratuito numa instituição conveniada.
Trata-se de uma campanha lançada pela Defensoria em Salvador ano passado e que está sendo ampliada para o interior em 2008. Conforme destacou a defensora Liliane Amaral, subcoordenadora da Defensoria Regional, a ação visa promover o exercício da cidadania, garantir a dignidade das pessoas de terem o direito de conhecer o seu genitor e assegurar aos filhos a assistência alimentícia e a presença do pai. “Além disso, estaremos homenageando as mães que, muitas vezes, heroínas, assumem o papel de mãe e também de pai”, acrescentou.