Governo pretende implantar cursos de capacitação profissional em Feira de Santana

A fim de apresentar um Projeto de Capacitação e Empregabilidade em Rede Social para Feira de Santana e cidades inseridas no Portal do Sertão, os gerentes geral e comercial da Organização Gelre/Fsa, Gilberto Rios e Varger Santos, respectivamente, foram recebidos pelo Secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, em reunião solicitada pelo deputado estadual Zé Neto, na manhã desta quarta-feira, 19 de março.

De acordo com Gilberto Rios, a iniciativa de buscar o apoio do governo do estado surgiu a partir de uma análise do relatório de preenchimento de vagas das empresas as quais a Gelre presta serviços. “Um fato no relatório nos chamou a atenção, percebemos que das 1.041 vagas abertas durante o ano passado, 608 foram ocupadas por pessoas de fora da cidade e apenas 433 foram preenchidas por feirenses e cidades vizinhas. Isso quer dizer que falta pessoal qualificado para atender os pré-requisitos das empresas. Vale salientar que o perfil das pessoas que não consguem o emprego é jovem negro e de baixa renda.”, explica.

Gilberto fez uma análise sobre a atual situação de empregabilidade na cidade e entregou ao secretário Nilton Vasconcelos uma proposta que visa a qualificação e requalificação profissional, para que através do desenvolvimento de uma rede de capacitação, a cidade e os municípios incluídos no Portal do Sertão, que engloba 17 municípios, possam atender às necessidades das empresas e indústrias, gerando assim, o desenvolvimento local.

O secretário enfatizou que a falta de qualificação é um problema que atinge a toda a Bahia, mas garantiu que em Feira de Santana ele já havia percebido a necessidade de desenvolver ações profissionalizantes. “Estamos observando a crescente demanda de Feira por emprego e sem a devida capacitação, as pessoas perderão oportunidades. Espero receber da Gelre, até a próxima semana, um estudo mais aprofundado sobre esta situação e a partir disso, vamos estudar quais os tipos de cursos que necessitam ser implantados e quais organizações vão ministrar estes cursos”, sinaliza.

Nilton Vasconcelos diz que o governo estaual deverá anunciar ainda este mês, um aumento do número de vagas nos cursos profissionalizantes desenvolvidos na Bahia, o que certamente irá dobrar a oferta atual. Além disso, até o mês de abril, será publicado um edital para que as empresas que tenham interesse em aplicar os cursos possam concorrer.

“Nossa cidade está passando por um momento muito importante de desenvolvimento e buscarmos infra-estrutura para ela é fundamental. A criação do Pólo de Logística, a recuperação da BR 324, a duplicação do Anel de Contorno, a recuperação do Aeroporto João Durval, a ampliação da cobertura de esgoto sanitário de 35 para 85 por cento, como já estamos fazendo com o PAC em Feira de Santana, a retomada das obras do Centro de Convenções, tudo isso está numa perspectiva de atrair investimentos, mas isso não pode estar dissociado de um aprimoramento da capacitação da nossa mão-de-obra”, destaca Zé Neto

O deputado ainda explica que este é o papel do governo do estado, fazer com que os investimentos em andamento sejam concretizados e que novos projetos sejam propostos em busca de desenvolvimento social e econômico na cidade. “Estamos analisando a proposta de ampliação do Sine de Feira de Santana, que hoje funciona de forma diminuída no SAC, mas vamos criar uma estrutura própria, ampliada em nossa cidade, para que o Governo Wagner possa oferecer ainda mais condições de emprego, especialmente aos nossos jovens”, informa.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário