Secretária de Cultura do Estado amplia o debate cultural em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande BahiaLogomarca do Jornal Grande Bahia

Feira de Santana se transforma na capital da cultura nesta segunda e terça-feira (dias 17 e 18 de setembro de 2007). Artistas, produtores, lideranças políticas e de governo estarão reunidos no Centro de Cultura Amélia Amorim para o primeiro dos 26 encontros territoriais que serão promovidos pela Secretaria de Cultura da Bahia no interior do Estado até o mês de outubro.

A proposta desse encontro, que faz parte das atividades da II Conferência Estadual de Cultura, é reunir o governo e a comunidade para discutir um projeto de cultura para o território do Portal do Sertão, que tem uma população de mais de 800 mil habitantes e uma diversidade cultural nos seus 17 municípios.

“Vamos refletir juntos, governo e sociedade, sobre o que precisa ser feito nos próximos anos para o desenvolvimento cultural de cada território, em cada município da Bahia”, afirma o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, que participa do Encontro Territorial em Feira de Santana, junto com os prefeitos e secretários de cultura dos municípios do Portal do Sertão.

Fazem parte do território do Portal do Sertão os municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antonio Cardoso, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

Programação

O Encontro Territorial em Feira de Santana começa no dia 17, às 14h, com debate sobre as Leis de Incentivo – Fundo de Cultura e Fazcultura. Às 19, acontece a solenidade de abertura, seguida de palestra sobre Economia da Cultura e atividades artísticas. No dia 18, a partir das 8h, os grupos se reúnem para debater e priorizar os temas mais importantes para a cultura no Portal do Sertão. O final dos trabalhos, às 18h, será marcado por uma grande celebração cultural.

Encontros territoriais

Além de Feira de Santana, outros 25 municípios baianos vão sediar encontros territoriais de cultura no período de 17 de setembro a 18 de outubro. Ao final, os representantes de todo o estado se reúnem, de 25 a 28 de outubro, também em Feira, na II Conferência Estadual de Cultura, para consolidar as propostas que vão gerar o Plano Estadual de Cultura, no qual estarão traçados os rumos para a cultura nos próximos quatro anos.

“Todo o material levantado na Conferência servirá de subsídio não apenas para o Sistema Estadual de Cultura, mas também para a Conferência Nacional de Cultura, que deve acontecer em 2008”, explica o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles. Segundo ele, a Conferência pretende “colocar a Bahia de novo como referência na produção cultural do Brasil”.

Mais informações sobre a II Conferência Estadual de Cultura: www.cultura.ba.gov.br

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]