Memória Setaneja

Logomarca do Jornal Grande Bahia.Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O Centro de Estudos Euclydes da Cunha (Ceec) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) começa a execução do projeto Memorial do Ceec: História e Cultura. O objetivo principal dos organizadores é socializar o conhecimento acumulado em quase 20 anos de pesquisas e estudos desenvolvidos no Semi-árido baiano, sendo grande parte na região de Canudos.

“Estamos recuperando arquivos preciosos e alguns inéditos da vida sertaneja. Dessa forma, além de resgatarmos a própria memória do centro, prestes a completar 21 anos, contribuímos com pesquisadores e estudiosos na compreensão, por exemplo, da região de Canudos, a partir de documentos das décadas de 1980 e 90”, relata o pesquisador e coordenador do Ceec, Manoel Neto.

Como decorrência de suas atividades, o centro já localizou os documentários Caderneta de Campo e Utopia: Cem anos de Bello Monte, ambos do cineasta Pola Ribeiro, atual diretor do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb).

Os filmes registram duas edições da Semana Cultural de Canudos, realizadas no início da década de 90, através de uma parceria do Ceec e da Prefeitura Municipal de Canudos. “Os dois documentários representam registros valiosos e incluem entrevistas e apresentações de estudiosos, artistas, autoridades e do povo da cidade”, descreve Neto.

Entre as personalidades da região mostradas no filme estão Dona Zefinha e João Guerra, ambos de Canudos; José Calasans, Renato Ferraz, Alexandre Otten, Adelino Brandão, Oswaldo Galloti, Antonio Olavo, Carlos Petrovich, Fred Dantas, Patrícia Pinho, Trípoli Gaudenzi e Oleone Coelho.

Os filmes irão passar por um tratamento técnico que inclui limpeza, requalificação de imagens e áudio e transposição do sistema VHS para DVD. A partir de outubro, todo o material estará à disposição da comunidade acadêmica e de instituições universitárias e culturais do Brasil e exterior.

O material, que foi recuperado com recursos financeiros da universidade, terá seu lançamento público no dia 25 de outubro e tem presença confirmada de Pola Ribeiro, que, segundo Manoel Neto, autorizou a produção de cópias dos filmes e assegurou inteiro apoio da TVE e Rádio Educadora para divulgação do seu lançamento, em Salvador e Canudos.

O centro vai desenvolver, até final de 2009, outras ações como a organização e publicação das coletâneas Discursos Populares sobre Canudos, do pesquisador José Carlos Pinheiro (co-autoria de Manoel Neto) e Raros e Polêmicos, conjunto de documentos recolhidos em arquivos públicos e religiosos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]