Deputado apresenta proposta ao presidente Lula para instalação do Comitê de Governabilidade de Crises

Apaziguar e pacificar as comunidades envolvidas no processo de instalação da área indígena Raposa Serra do Sol, localizada no Estado de Roraima. Este é o objetivo do deputado Márcio Junqueira (DEM-RR) ao propor gestão, junto ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a instalação do Comitê de Governabilidade de Crises. A proposta foi aprovada hoje na reunião ordinária da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR).

Junqueira ressaltou que sua proposição visa também dar segurança as partes envolvidas na questão, porque informações recente registram que estaria havendo bloqueios nas vias de acesso àquela região, mediante violência, impedindo a circulação de pessoas que lá residem. “O clima é muito tenso e se faz urgente e necessário um acalmar de ânimos naquele local”, enfatizou.

O Governo Federal assinou Portaria 820/98, à época do presidente Fernando Henrique Cardoso, declarando a Raposa Terra do Sol, que tem 1,7 milhão de hectares, área indígena pertencente aos 15 mil indígenas das cinco etnias que vivem naquela região. Porém, a área também já é ocupada há algum tempo ocupada por agricultores que cultivam arroz e se recusam a deixar o local.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]