Brasil melhorou em todos os indicadores em 2006, revela PNAD

Logomarca do Jornal Grande BahiaLogomarca do Jornal Grande Bahia

Brasil avançou em todos os indicadores medidos pela Pesquisa. Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) relativa ao ano passado.

Os dados da PNAD 2006 foram divulgados nesta sexta-feira (14) pelo  IBGE. Na área econômica, os números mostram aumento do emprego com  carteira assinada (4,7%), elevação da renda do trabalhador (7,2%) e do rendimento médio das famílias (7,6%), diminuição do desemprego (queda de 8,3%) e maior inclusão previdenciária (3,7%).

A passagem de 2005 para 2006 assinalou também a continuidade de diversas melhorias na educação: aumentou de forma significativa o contingente de crianças de 5 e 6 anos na escola; caíram as taxas de analfabetismo e de analfabetismo funcional; cresceu a média de anos de estudo da população; e aumentou o total de pessoas com acesso ao ensino universitário.

Nos aspecto social, um dos destaques foi a redução do trabalho infantil em todas as faixas etárias. Entre as crianças que têm de 5 a 9 anos, o índice caiu de 5,6% para 4,6%.

A PNDA é divulgada anualmente, sempre com informações do período anterior, e busca traçar um retrato do país. Em 2006, foram entrevistadas 410.241 pessoas em 145.547 domicílios em todo o Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Alberto Peixoto
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.