Participação da sociedade está mudando cenário político do país, diz professor Eurico de Lima Figueiredo

Logomarca do Jornal Grande Bahia..Logomarca do Jornal Grande Bahia..

O professor e coordenador do programa de pós-graduação da Uhttp://www.jornalgrandebahia.com.br/niversidade Federal Fluminense (UFF), Eurico de Lima Figueiredo, disse que a participação da sociedade está transformando o cenário político do Brasil. Segundo ele, as mudanças começaram em setembro de 1992, com o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo, e hoje são percebidas no julgamento das 40 pessoas acusadas de envolvimento no caso do mensalão.

“A sociedade, através dos órgãos de manifestação e da imprensa, exige cada vez mais a democracia no país. Acredito que vamos ter novidades nesse julgamento”, disse Figueiredo. Segundo ele, a denúncia do procurador Geral da República, Antônio Fernando de Souza, que envolve nome de pessoas ligadas ao governo é sinal de avanço porque é algo que não aconteceria há alguns anos.

Outro fator que Figueiredo deatacou, em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, é a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele se comporta de maneira isenta. Pelo poder que lhe é garantido na Constituição o processo político, jurídico e legislativo poderia ser barrado”.

Para Figeuiredo, o momento político está a favor da transparência da República e do processo democrático. “Acredito que vamos ter novidades sim. Vamos ter o processo contra essas pessoas que fazem essa prática. Caso as provas sejam confirmadas, elas têm que ser condenadas. Na Constituição todos são iguais”. De acordo com o professor, o julgamento do STF tem que estar atento à história política.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]