
Ocorreu no último domingo, dia 12 de agosto 2007, na Cidade Heroica da Cachoeira, no Espaço de Cultura Arte e Comunicação Pouso da Palavra – tendo como produtor do “magnífico” evento o renomado Poeta e incentivador da Cultura, Damário Dacruz – a Noite de Lançamento Literário onde foi lançado durante o acontecimento, a Folha Literária da Fundação Pedro Calmon, com a presença do seu Diretor Geral, o Historiador e membro da Academia de Letras da Bahia, Ubiratan Castro.
O número lançado da Folha Literária é em homenagem à Irmandade da Boa-morte – que está completando 235 anos de tradição – e será distribuída durante todo o período da Festa da Irmandade e encartada no Diário Oficial do Estado.
Durante o evento houve apresentações musicais realizadas pelo Grupo Samba de Crioulo, participação do cantor e compositor Timbaúba e recital de poesia realizado por diversos poetas da região.
Para abrilhantar mais ainda a noite, foi lançado o Livro de Causos da Chapada Diamantina, de autoria do escritor feirense, Alberto Peixoto: O ENTERRO DA SOGRA, Ed. Òmnira/2006.
Compareceram ao evento, dezenas de pessoas, entre estudantes da UFRB, intelectuais, jornalistas, escritores e turistas de várias nacionalidades, principalmente dos Estados Unidos, Argentina, França, Espanha e Itália, prestigiaram, também, este acontecimento que marcou, de forma brilhante, esse Encontro Cultural, o competentíssimo Secretário de Cultura do Município da Cachoeira, Senhor Antonio Moraes.
A realização dessa Grande Noite Cultural, contou com o apoio do Nobre Incentivador da nossa cultura, o Poeta Damário Dacruz, DIFEL- Distribuidora Feirense de Publicações, Jornal Grande Bahia On-line e do patrocínio da BRASVEL –Financiamento e Locadora de Veículos.
*Alberto Peixoto, escritor.