Mitos e produção cultural

A Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, realiza, entre 13 e 17 de agosto de 2007, o simpósio “Acreditam os baianos em seus mitos? Heteroglossia e história ou história e sensibilidade”. O evento tem o objetivo de discutir a produção intelectual e artística da Bahia, através da realização de palestras, intervenções artísticas, exposição fotográfica, feira de livros e mostra de filmes. Está prevista vídeo-conferência da professora doutora Kátia Mattoso (Sorbonne) sobre História da Bahia.

O simpósio, salienta Alberto Heráclito Ferreira Filho, coordenador do evento e do Colegiado de História da Uefs, vai abordar as práticas e representações associadas às formas de ser e estar do povo baiano, “através dos vários vocábulos (heteroglossia) que remetem à sensibilidade baiana, aquilo que outrora chamávamos de civilização”. As palestras serão individuais, com duração de 30 minutos, ordenadas por blocos nos turnos matutino e vespertino.

Os trabalhos serão abertos em 13 de agosto, às 9 horas, no Auditório Victor Meyer, módulo VII, campus universitário. Após a vídeo-conferência de Kátia Mattoso, o professor doutor Ubiratan Castro de Araújo (Ufba) abordará o tema A influência francesa na historiografia baiana. O professor doutor Aleilton Fonseca (Uefs/Academia Baiana de Letras) vai discorrer sobre Guimarães Rosa e História, seguido pelo professor doutor José Carlos Barreto de Santana, reitor da Uefs, que falará sobre Euclydes da Cunha e História. A programação completa pode ser conferida no site www.uefs.br, seção Acontece.

A inscrição é gratuita para professores e alunos da Uefs. Os visitantes pagam R$ 15 (aluno) e R$ 30 (professor). O depósito deve ser feito no Bradesco, agência 3516-5, conta corrente 1002913-9. Após o depósito, o participante deve enviar e-mail para [email protected] com os seguintes dados: nome, telefone, profissão, instituição de origem e formação. Outras informações no Colegiado de História da Uefs – (75) 3224-8092 – ou no Programa de Pós-Graduação em História – (75) 3224-8142, das 8 às 11h30 das 14 às 17 horas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]