Fabinho desenvolve campanha em defesa do meio ambiente

O tema meio-ambiente reúne a maior bancada de deputados federais. São quase 250 membros, reunidos em torno das questões ecológicas, eles têm aprovado leis em defesa da biosfera. Fernando de Fabinho, deputado federal feirense, (Democratas/BA), desde 2002, integra a Frente Parlamentar do Meio Ambiente que tem como presidente, Zequinha Sarney, e membros de destaque como os parlamentares, Fernando Gabeira e Chico Alencar. Fabinho explica que a Frente tem por objetivo “Legislar e desenvolver ações que levem a defesa do meio ambiente”.

O parlamentar feirense está preparando a distribuição de folhetos com dicas para combater o aquecimento global, são apresentadas sugestões como: troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, diminuir o tempo do banho e utilizar sistemas de aquecimento de água a partir de luz solar. Além da distribuição dos folhetos, o parlamentar advoga uma formação cidadã. Neste tocante apresentou projeto de Lei, para que se torne matéria curricular do ensino fundamental, a disciplina sobre meio-ambiente. “O objetivo desta lei é implantar a disciplina meio-ambiente para que os jovens venham a desenvolver a consciência ecológica”, explica Fabinho.

Mais dois projetos se encontram em discussão, o que cria o imposto ecológico e o que define a responsabilidade da União no tocante a proteção das nascentes dos rios. “Estes projetos fazem parte dos nossos esforços de melhoria ambiental”, explica Fabinho. O parlamentar cita que o aquecimento global é uma realidade que se impõe. Não é mais especulação científica, e sim constatação científica. Sendo o Brasil o 5º maior emissor de gases que afetam o clima do planeta. “O cidadão deve desenvolver a consciência ambiental, a partir da sua residência, em seguida da rua, do bairro, da cidade até chegar a uma consciência em termos de biosfera”, concluí.

Outra medida adotada pelo parlamentar em defesa das causas ecológicas é a divulgação do filme-documentário, Uma Verdade Inconveniente. O documentário tem protagonista e diretor o ex-vice-presidente e candidato derrotado a presidência da república dos Estados Unidos da América, Al Gore. Com a divulgação do filme, aliado a palestras e ações parlamentares, o deputado busca criar uma agenda de debates junto ao público e a imprensa.

Fernando de Fabinho, conclui dizendo que “antigamente era difícil reunir pessoas em torno das questões ambientais, hoje em dia, as pessoas passaram a participar mais. Vivemos em um país privilegiado, mas é necessário conservar e ampliar as às áreas de preservação ambiental. Se cada feirense plantar uma árvore, apenas uma única vez na vida, teremos 600 mil árvores plantadas”, conclama o parlamentar.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]