Aniversário de Fidel tem pouca festa e contraria tradição

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Uma exibição de fogos de artifício foi realizada na capital cubana, Havana, para marcar a ocasião, mas não foi planejado nenhum outro evento.

Fidel não é visto em público há mais de um ano, depois de ter se submetido a uma cirurgia de emergência e ter passado o poder, temporariamente, para seu irmão, Raúl.

Vários observadores acreditam que Fidel pode jamais voltar à linha de frente política.

No seu último aniversário, vigílias com velas e grandes manifestações de afeto foram feitas em prol do líder convalescente.

Não são divulgadas fotos de sua recuperação há mais de dois meses.

Segredo de Estado

As últimas fotos divulgadas mostravam que o líder cubano havia engordado um pouco, embora ainda estivesse visivelmente debilitado e com a voz soando fraca.

Seu atual estado de saúde e paradeiro continuam sendo um segredo de Estado.

Mas o homem que governou o Estado comunista desde a revolução que liderou, há quase meio século, continua a marcar presença através de editoriais regulares no jornal oficial Granma.

Alguns observadores acreditam que Fidel adotou um novo papel como conselheiro para decisões importantes, enquanto o seu irmão mais novo lida com o cotidiano do governo.

Foi uma transição suave, mas até agora poucos sinais de mudanças são percebidos.

Um discurso recente do presidente interino despertou expectativas de que algumas reformas econômicas podem estar a caminho.

Agora, muitos em Cuba suspeitam que quanto mais tempo passar antes de Fidel aparecer em público, maior a probabilidade de que o equilíbrio de poder se mantenha assim.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]