Projeto de lei busca a transparência dos gastos em publicidade

“O poder público destina para a propaganda valores superiores aos gastos ou destinados para obras ou serviços essenciais, deixando assim de atender aos interesses maiores da população”, afirma o vereador Virgílio Pacheco, líder do PDT na Câmara de Salvador. Por isso, visando dar mais transparência aos gastos do governo com a publicidade, Virgílio apresentou projeto de lei estabelecendo a obrigatoriedade da divulgação dos custos de veiculação de publicidade em todos os meios de comunicação. A proposta está na pauta de votação da Câmara e deve ser apreciado durante a próxima semana. A íntegra do projeto pode ser lida no endereço eletrônico http://www.virgiliopacheco.com.br/projetos.asp.

O vereador destacou que a idéia do projeto não representa acusações ao governo municipal, mas lembrou que em todos os governos, em todos os tempos, o que mais se questiona são os gastos com publicidade e propaganda, e a falta de transparência no trato com esta questão. “Com este projeto sendo colocado em prática, o administrador público terá mais tranqüilidade, e o cidadão terá a noção exata de como seu imposto está sendo utilizado”, disse Virgílio.

De acordo com o projeto de Virgílio Pacheco, os órgãos da administração pública direta, indireta e fundações, de qualquer dos poderes do município, ficam obrigados a divulgar os custos de veiculação de publicidade, inseridos nos meios de comunicação, considerando-se também os pagamentos referentes à criação, produção e demais despesas pertinentes à publicidade veiculada.

O vereador Virgílio Pacheco analisa que os administradores públicos deveriam, naturalmente, prestar contas à população dos valores gastos com publicidade e propaganda, cumprindo determinações constitucionais. “Esta deveria ser uma prática constante do poder público, obedecendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, constantes do artigo 37 da Constituição Federal”, destaca Virgílio.

O artigo 2º do projeto apresentado por Vergílio Pacheco estabelece que as publicidades veiculadas em jornais e revistas, em rádio e em televisão, e através de panfletos, out-doors, painéis e placas, deverão reservar 5% do espaço ou o tempo necessário para a inserção impressa ou para locução da expressão “A população de Salvador pagou R$ X por esta Campanha Publicitária”. O mesmo procedimento vale para quando a propaganda não caracterizar uma campanha, sendo veiculada como anúncio avulso.

Virgílio explica que a “aplicação do proposto neste projeto de lei tornará claro para o cidadão, que em tese é o pagador da conta, o valor que é gasto em publicidade pelos diversos órgãos da administração pública municipal, ao mesmo tempo servindo ao administrador público como instrumento de prestação de contas da aplicação do dinheiro do cidadão”.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário