

Nesta terça e quarta, 17 e 18 de julho de 2007, os jornalistas baianos vão às urnas para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA). Nada mais democrático que a categoria tomar os destinos do Sindicato em suas mãos, conduzindo à direção aqueles que melhor representarem seus anseios e esperanças.
A chapa 1 – À Luta, Sem Perder a Ternura, se apresentou à categoria com um programa para o Sinjorba, com o pé na realidade, sabendo dos problemas que temos, das dificuldades e demandas dos jornalistas. Não vendemos ilusões, porque aqui, entre nossos 33 candidatos (19 diretores executivos e 14 regionais), estão pessoas que enfrentam os mesmos desafios de cada um dos eleitores do pleito de amanhã e depois. Fizemos, pois, propostas reais e exeqüíveis para a necessidade deste momento, que é reerguer a nossa entidade.
Também fizemos uma campanha limpa. Sem ataques pessoais, sem mentiras e sem a odiosa tentativa de transformar colegas em vilões. Sofremos todo tipo de ataques e de versões. Desrespeito, discriminação ideológica e de gênero. Tivemos até que ler e ouvir pessoas que estão no Sindicato há anos tentando esconder-se da realidade e vender a idéia de que fazem parte de uma renovação. Isso, com o intuito de iludir a categoria.
Ser do Sindicato é um ato espontâneo. Mas não se pode confundir isso com irresponsabilidade. Ser do Sindicato é uma manifestação de desejo pessoal. Mas não pode ser um “ôba-ôba”. Ser do Sindicato é uma tarefa delegada, que pressupõe compromisso com o coletivo, vontade de trabalhar e capacidade de lutar e se desprender.
Esperamos ter a confiança dos jornalistas. Quem ainda não escolheu em quem votar e/ou não teve a oportunidade de ler nossas idéias e propostas, ainda é tempo. Acesse nosso blog (www.chapa1sinjorba.com.br).
Um grande abraço a todos e que vença o Sinjorba.
*Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) presidente do Sinjorba e candidata a reeleição.
Diretoria estadual
Presidente: Kardé Mourão
1º Vice-presidente: Marjorie Moura
2º Vice-presidente: Raymundo Alves
1ª Secretaria: Regina Ferreira
2ª Secretaria : Flávio Oliveira
1ª Tesouraria: Hélio Silva
2ª Tesouraria: Rita Conrado
Diretoria de Defesa da Profissão: Edson Miranda
Vice-Diretoria de Defesa da Profissão: Margarida Neide
Diretoria de Assuntos Jurídicos: Luiz Carlos dos Santos
Vice-Diretoria de Assuntos Jurídicos: Antonio Saturnino
Diretoria de Comunicação: Moacy Neves
Vice-Diretoria de Comunicação: Haroldo Abrantes
Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer: Osmar Martins
Vice-Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer: Daniela Assis
Diretoria Social: Edmundo Lemos
Vice-Diretoria Social: Valmir Palma
Delegado junto à Fenaj: Carlos Augusto Oliveira da Silva
Vice-Delegado junto à Fenaj: Ubiratan Passos
DIRETORIAS REGIONAIS
SUL – Itabuna/Ilhéus
Diretor: Valério Magalhães
Vice: Mauricio Maron
NORTE – Juazeiro
Diretor: Antonio Pedro do Nascimento
Vice-Diretor: Judas Tadeu
NORDESTE – Feira de Santana
Diretor: Edson Borges
Vice-Diretor: Antonio Cláudio (Cau Preto)
EXTREMO SUL – Eunápolis
Diretora: Marlene Abade
Vice-Diretor: Athylla Borborema
OESTE – Barreiras
Diretora: Miriam Hermes
Vice-Diretora: Nádia Borges
SUDOESTE – Vitória da Conquista
Diretor: José Amorim Filho
Vice-Diretora: Edna Nolasco
SUDESTE – Jequié
Diretor: José Nilton Meira
Vice-Diretor: Domingos Ailton de Carvalho
Currículos
Kardé Mourão é jornalista há 25 anos, formada pela Escola de Biblioteconomia e Comunicação da UFBA, com Especialização em Comunicação e Política pela FACOM, onde atualmente é aluna especial do Mestrado. É presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, diretora da FENAJ por diversas gestões. Foi Assessora de Comunicação da CUT-Bahia por 4 anos e de Imprensa de diversos sindicatos de trabalhadores. Assessora de Imprensa do Conselho Regional de Farmácia há 16 anos, emprego sub judice porque detém estabilidade. Atualmente é assessora de comunicação do vereador de Salvador Everaldo Augusto da Silva (PCdoB).
Marjorie Moura é jornalista formada em 1990 pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBa), com especialização em Gestão de Multimeios (FTC-Bahia). Trabalhou na Rádio Aratu, Jornal da Bahia, Correio da Bahia, Bahia Hoje, e em O Diário, de Maceió. É repórter há 13 anos do Jornal A Tarde, sendo ainda colunista de gastronomia. Exerce seu primeiro mandato sindical como tesoureira do Sindicato dos Jornalistas da Bahia.
Regina Ferreira é jornalista formada em 1991, fez especialização em telejornalismo na
UFBA e fez Pós-Graduação. Trabalhou nos principais jornais de Salvador, também passando por assessorias. Atualmente trabalha na TV Aratu, onde está há 12 anos como produtora. É diretora do Sinjorba.
Edson Miranda Borges, jornalista, mestre e professor de comunicação, assessor de comunicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN/MINC. Foi coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal/SINTSEF e diretor da CONDSEF- Confederação Democrática dos Servidores Públicos Federais. Atualmente exerce a função de Assessor Parlamentar, lotado no gabinete do deputado federal Walter Pinheiro (PT-BA).
Luis Carlos dos Santos é cinegrafista há 30 anos. Começou na Globo, depois trabalhou na TV Educativa. Administrou cursos em diversos estados e atualmente trabalha na
TV Aratu, no Núcleo do SBT. Faz parte da atual diretoria do Sindicato, na pasta de Cultura e Esporte, onde teve a oportunidade de realizar a primeira caminhada anti-stress para os jornalistas.
Moacy Neves é jornalista, graduado pela UFBA em 1995. Militante político desde a juventude. Foi Presidente do Grêmio da ETFBA (hoje CEFET), Presidente da UMES de Salvador e da UBES. Foi diretor do CA da Facom, Presidente do DCE-UFBA e diretor da UNE. Foi editor do jornal diário O BANCÁRIO (1999-2003) e apresentador e editor geral do Programa Panorama Rural (2004-2005). Foi assessor e Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Edson Pimenta (2003-2005). Atualmente, é redator do jornal do Sindicato dos Comerciários e Assessor de Imprensa do Sindsefaz. Especialista em marketing político, com capacitação em Gestão, é diretor da empresa M2Mídia Comunicação e Propaganda.
Carlos Augusto da Silva é repórter fotográfico, filiado a FENAJ e a FIJ desde 1992. Cursa Comunicação Social na Faculdade UNEF e está há 22 anos atuando no mercado, em redação de jornais e revistas. Participou de diversos cursos e congressos na área de fotografia: foto-jornalismo, publicidade social e aérea, documentação cientifica e fotografia digital. Na produção de textos, participou do curso Jornalismo Investigativo. Em seu currículo estão dezenas de exposições temáticas, para clientes como o Shopping Center Iguatemi, allém de trabalhos em campanhas políticas. Ministra aulas de fotografia no Ceteb (Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia) e desenvolve atividades de assessoria de comunicação, direção de fotografia apara documentários em vídeo, produção de jornais e revistas e direção do jornal on-line Feira Hoje.
Daniela Silva é jornalista, mestranda em Desenvolvimento e Gestão Social (Ufba), com especialização em Gestão Social para o Desenvolvimento (Ufba) e Gestão da Informação em Multimeios (FTC). Atua como repórter no Jornal A Tarde há sete anos, como repórter de Economia.
Antonio Cláudio Ribeiro Oliveira (Cau Preto) é reporter fotográfico da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Feira de Santana e do Jornal Grande Bahia. É diretor da empresa Prophoto Design e graduando em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNEF. Possui vários cursos nas áreas de fotografia, televisão e em construção e fechamento de arquivos digitais. Já participou de dezenas de eventos nas áreas de publicidade, marketing, fotojornalismo, entre outros da área de Comunicação.
Domingos Ailton Ribeiro Carvalho, lotado em Jequié, já trabalhou para os jornais A TARDE, Tribuna da Bahia, O Sudoeste, O Rascunho, Actual e Gazeta do Sudoeste. Foi repórter da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jequié e da UESB. Foi roteirista de vários documentários, é professor e escritor com três livros publicados. Licenciado em Letras pela UESB, com especialização em Literatura e Ensino da Literatura e mestrado em Memória Social e Documento, pela UNIRio. Atualmente é Editor do jornal O Ecológico e membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente. É professor da rede estadual de ensino e da UESB e Vice- Presidente da Academia de Letras de Jequié.
